Créditos: Microsoft

Windows 11 agora tem suporte nativo a decodificação pela GPU via DirectX 12

Intel e Nvidia já suportam recurso, AMD prevê lançamento para 2022

O DirectX 12 tem uma variedade de aplicações em ambientes multimídia, especialmente jogos e vídeo. Quando se trata do último, ele já fornece uma APIs para decodificação e processamento de vídeo acelerado por GPU. A Microsoft agora está introduzindo uma nova API para codificação de vídeo para DirectX 12 também, e de forma nativa no Windows 11.

Essencialmente, a API de codificação de vídeo permite que os mecanismos de vídeo façam uso da GPU para realizar a codificação de vídeo de acordo com os padrões definidos pelo DirectX 12. Isso significa que os desenvolvedores independentes também podem utilizar esse recurso em seus aplicativos. É importante notar que a API Vulkan já inclui recursos para codificação e decodificação de vídeo para codecs H264 e H265 .

Hoje, os codecs suportados por esta API são H264 e HEVC. A Microsoft recomendou que os desenvolvedores consultem o suporte para cada codec e suas respectivas ferramentas de codificação primeiro, porque o suporte também precisa ser fornecido via drive.

- Continua após a publicidade -

A API de codificação de vídeo está incluída no Windows 11 por padrão e também pode ser utilizada por meio do DirectX 12 Agility SDK (versão 1.700.10-preview ou posterior). A plataforma de hardware mínima e a versão do driver para os fornecedores são definidas abaixo:

Fornecedor Plataformas suportadas Versão mínima do driver de vídeo
AMD
  • Radeon RX 5000 series ou superior
  • Ryzen 2xxxx series ou superior

Em desenvolvimento - Previsão para

primeiro semestre de 2022

Intel
  • Tiger Lake
  • Ice Lake
  • ALder Lake (desde o início de 2022)
v30.0.100.9955
NVIDIA
  • GeForce GTX 10xx e superior
  • GeForce RTX 20xx e superior
  • Quadro RTX
  • NVIDIA RTX
v471.41

Windows 11 pode estar reduzindo desempenho de SSDs da Samsung

Windows 11 pode estar reduzindo desempenho de SSDs da Samsung
O problema já era conhecido desde os testes Beta do sistema operacional, mas permanece sem solução

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Neowin
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.