O DirectX 12 tem uma variedade de aplicações em ambientes multimídia, especialmente jogos e vídeo. Quando se trata do último, ele já fornece uma APIs para decodificação e processamento de vídeo acelerado por GPU. A Microsoft agora está introduzindo uma nova API para codificação de vídeo para DirectX 12 também, e de forma nativa no Windows 11.
Essencialmente, a API de codificação de vídeo permite que os mecanismos de vídeo façam uso da GPU para realizar a codificação de vídeo de acordo com os padrões definidos pelo DirectX 12. Isso significa que os desenvolvedores independentes também podem utilizar esse recurso em seus aplicativos. É importante notar que a API Vulkan já inclui recursos para codificação e decodificação de vídeo para codecs H264 e H265 .
Hoje, os codecs suportados por esta API são H264 e HEVC. A Microsoft recomendou que os desenvolvedores consultem o suporte para cada codec e suas respectivas ferramentas de codificação primeiro, porque o suporte também precisa ser fornecido via drive.
A API de codificação de vídeo está incluída no Windows 11 por padrão e também pode ser utilizada por meio do DirectX 12 Agility SDK (versão 1.700.10-preview ou posterior). A plataforma de hardware mínima e a versão do driver para os fornecedores são definidas abaixo:
Fornecedor | Plataformas suportadas | Versão mínima do driver de vídeo |
---|---|---|
AMD |
|
Em desenvolvimento – Previsão para primeiro semestre de 2022 |
Intel |
|
v30.0.100.9955 |
NVIDIA |
|
v471.41 |
Via: Neowin
- Categorias
- Tags
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções