Índice do Artigo

Windows

Windows 11 agora tem suporte nativo a decodificação pela GPU via DirectX 12

Windows 11 agora tem suporte nativo a decodificação pela GPU via DirectX 12
Créditos: Microsoft

Conteúdo Relacionado
microsoft/windows/tela-azul-da-morte-do-windows-11-volta-a-ficar-na-cor-azul/" title="Tela azul da morte do Windows 11 volta a ficar na cor... azul">
Tela azul da morte do Windows 11 volta a ficar na cor... azul

Windows

Tela azul da morte do Windows 11 volta a ficar na cor… azul

O DirectX 12 tem uma variedade de aplicações em ambientes multimídia, especialmente jogos e vídeo. Quando se trata do último, ele já fornece uma APIs para decodificação e processamento de vídeo acelerado por GPU. A Microsoft agora está introduzindo uma nova API para codificação de vídeo para DirectX 12 também, e de forma nativa no Windows 11.

Essencialmente, a API de codificação de vídeo permite que os mecanismos de vídeo façam uso da GPU para realizar a codificação de vídeo de acordo com os padrões definidos pelo DirectX 12. Isso significa que os desenvolvedores independentes também podem utilizar esse recurso em seus aplicativos. É importante notar que a API Vulkan já inclui recursos para codificação e decodificação de vídeo para codecs H264 e H265 .

Hoje, os codecs suportados por esta API são H264 e HEVC. A Microsoft recomendou que os desenvolvedores consultem o suporte para cada codec e suas respectivas ferramentas de codificação primeiro, porque o suporte também precisa ser fornecido via drive.

A API de codificação de vídeo está incluída no Windows 11 por padrão e também pode ser utilizada por meio do DirectX 12 Agility SDK (versão 1.700.10-preview ou posterior). A plataforma de hardware mínima e a versão do driver para os fornecedores são definidas abaixo:

Fornecedor Plataformas suportadas Versão mínima do driver de vídeo
AMD
  • Radeon RX 5000 series ou superior
  • Ryzen 2xxxx series ou superior

Em desenvolvimento – Previsão para

primeiro semestre de 2022

Intel
  • Tiger Lake
  • Ice Lake
  • ALder Lake (desde o início de 2022)
v30.0.100.9955
NVIDIA
  • GeForce GTX 10xx e superior
  • GeForce RTX 20xx e superior
  • Quadro RTX
  • NVIDIA RTX
v471.41

 

Via: Neowin

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções