Créditos: Reprodução/ANA Global Channel

Morre Masayuki Uemura, criador do NES e do Super Nintendo

Aposentado da Nintendo desde 2004, o engenheiro ajudou a definir diversas gerações de videogame
Por Felipe Gugelmin 09/12/2021 10:43 | atualizado 09/12/2021 10:43 Comentários Reportar erro

Enquanto a Nintendo geralmente tem sua história ligada a designers como Shigeru Miyamoto ou Satoru Iwata, outros nomes igualmente importantes que habitaram seus bastidores ajudaram a estabelecê-la como um gigante do mundo dos games. É o caso de Masayuki Uemura, arquiteto responsável pelo Nintendo Entertainment System (NES) e pelo Super NES, que faleceu no último dia 6 de dezembro aos 78 anos.

Aposentado da Nintendo desde 2004, Uemura continua atuando como diretor de estudos em games na Ritsumeikan University, responsável por anunciar seu falecimento. Antes de se juntar à Nintendo, ele trabalhou na Sharp vendendo tecnologias de fotocélulas para diversas empresas, incluindo sua futura empregadora.

Na desenvolvedora japonesa, ele trabalhou em conjunto com Gunpei Yokoi — o pai do Game Boy — em tecnologias que permitiam o funcionamento de jogos eletrônicos baseados em armas. Sua história dentro da companhia mudou em 1981, quando recebeu uma ligação do então presidente Hiroshi Yamauchi, na qual ele pedia pelo desenvolvimento de um sistema de videogame capaz de funcionar com cartuchos.

Sistema revolucionário

Ele sempre gostava de me ligar depois de tomar alguns drinks, então não prestei muita atenção nisso. Eu só disse ‘claro, chefe’, e desliguei”, explicou Uemura em uma entrevista concedida ao site Kotaku em 2020. “Foi somente na manhã seguinte quando ele chegou para mim, sóbrio, e disse ‘aquela coisa sobre a qual conversamos, você está trabalhando nela?’, e foi então que caiu a ficha: ele estava falando sério”.

O trabalho de Uemura resultou na criação do Nintendo Family Computer (ou Famicon), que chegou aos Estados Unidos reformulado com o nome de Nintendo Entertainment System (NES). Ao console é atribuída a tarefa de ter conseguido reviver a indústria após o famoso Crash de 1983, algo que a Nintendo conseguiu aliando produtos de qualidade com um grande controle sobre a quantidade de jogos que podiam chegar às lojas.

- Continua após a publicidade -

Uemura afirma que o sucesso do NES fez com que ele passasse a ganhar mais, ao mesmo tempo em que suas responsabilidades cresceram substancialmente. Seu legado na empresa japonesa também é marcado pelo lançamento do Satellaview — acessório que permitia baixar jogos por satélite no Super NES — e pela produção de jogos como Soccer, Baseball, Golf, Clu Clu Land e Ice Climber.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Kotaku
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.