Índice do Artigo

Nintendo

Morre Masayuki Uemura, criador do NES e do Super Nintendo

Morre Masayuki Uemura, criador do NES e do Super Nintendo
Créditos: Reprodução/ANA Global Channel

Enquanto a Nintendo geralmente tem sua história ligada a designers como Shigeru Miyamoto ou Satoru Iwata, outros nomes igualmente importantes que habitaram seus bastidores ajudaram a estabelecê-la como um gigante do mundo dos games. É o caso de Masayuki Uemura, arquiteto responsável pelo Nintendo Entertainment System (NES) e pelo Super NES, que faleceu no último dia 6 de dezembro aos 78 anos.

Aposentado da Nintendo desde 2004, Uemura continua atuando como diretor de estudos em games na Ritsumeikan University, responsável por anunciar seu falecimento. Antes de se juntar à Nintendo, ele trabalhou na Sharp vendendo tecnologias de fotocélulas para diversas empresas, incluindo sua futura empregadora.

YouTube video

Na desenvolvedora japonesa, ele trabalhou em conjunto com Gunpei Yokoi — o pai do Game Boy — em tecnologias que permitiam o funcionamento de jogos eletrônicos baseados em armas. Sua história dentro da companhia mudou em 1981, quando recebeu uma ligação do então presidente Hiroshi Yamauchi, na qual ele pedia pelo desenvolvimento de um sistema de videogame capaz de funcionar com cartuchos.

Sistema revolucionário

Ele sempre gostava de me ligar depois de tomar alguns drinks, então não prestei muita atenção nisso. Eu só disse ‘claro, chefe’, e desliguei”, explicou Uemura em uma entrevista concedida ao site Kotaku em 2020. “Foi somente na manhã seguinte quando ele chegou para mim, sóbrio, e disse ‘aquela coisa sobre a qual conversamos, você está trabalhando nela?’, e foi então que caiu a ficha: ele estava falando sério”.

O trabalho de Uemura resultou na criação do Nintendo Family Computer (ou Famicon), que chegou aos Estados Unidos reformulado com o nome de Nintendo Entertainment System (NES). Ao console é atribuída a tarefa de ter conseguido reviver a indústria após o famoso Crash de 1983, algo que a Nintendo conseguiu aliando produtos de qualidade com um grande controle sobre a quantidade de jogos que podiam chegar às lojas.

Uemura afirma que o sucesso do NES fez com que ele passasse a ganhar mais, ao mesmo tempo em que suas responsabilidades cresceram substancialmente. Seu legado na empresa japonesa também é marcado pelo lançamento do Satellaview — acessório que permitia baixar jogos por satélite no Super NES — e pela produção de jogos como Soccer, Baseball, Golf, Clu Clu Land e Ice Climber.
 

Via: Kotaku

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções