Créditos: Reprodução/VideoCardz

Veja as primeiras imagens da placa-mãe Gigabyte com chipset Intel B660

Modelo Gigabyte B660 Gaming X DDR4 terá suporte a PCIe Gen5 e contará com 2 slots M.2 Gen4

Conforme noticiamos, a Intel e diversas fabricantes de placas-mãe parceiras estão se preparando para o lançamento dos novos processadores Intel Alder Lake de 12ª geração da série não-K, que devem trazer preços mais acessíveis aos consumidores. 

Nesta terça-feira (07), vazaram as primeiras imagens e especificações da placa-mãe Gigabyte B660 Gaming X DDR4, revelando os seus principais recursos. 

De acordo com o site VideoCardz, os detalhes da motherboard ainda estão sendo finalizados, mas incluem o suporte à tecnologia PCIe Gen5 no slot primário (x16) e Gen4 para os dois slots M.2. Considerando que o chipset Intel B660 oferece apenas 4 pistas PCIe 4.0, é possível que a banda do M.2 seja dividida. 

Placa-mãe Gigabyte B660

Apenas para memórias DDR4

Dado o nome da placa, neste modelo a Gigabyte oferecerá suporte exclusivo a memórias do tipo DDR4, em velocidades ainda não especificadas. Essa pode ter sido uma escolha pensada na questão custo-benefício, uma vez que o preço das memórias DDR5 chega a ser até 60% maior.

- Continua após a publicidade -

Nas imagens, a Gigabyte B660 aparece com 8 portas USB tipo A (incluindo 3 portas USB 3.2 e uma porta BIOS USB), conector para placa de rede integrada 2.5Gbit de alta velocidade, saídas HDMI e Display Port, além dos tradicionais conectores de áudio. 

Placa-mãe Gigabyte B660

Olhando de cima é possível ver ainda mais dois slots PCIe, 4 slots para a memória RAM e dissipadores estilizados cobrindo o chipset e os VRMs da placa-mãe, pintados em cinza. 

Vale destacar que o chipset Intel B660 não permite o overclock do processador, por isso ele será compatível apenas com chips não-K. Já a memória pode ter sua velocidade ajustada dentro das especificações da fabricante. 

Lançamento das placas Gigabyte B660

Os rumores mais recentes apontam para uma data de lançamento próxima tanto dos novos processadores Intel Alder Lake não-K quanto das placas-mãe com chipsets B660. O anúncio deve ocorrer na conferência da Intel na CES 2022, agendada para o dia 04 de janeiro. 

- Continua após a publicidade -

No fim de novembro tivemos o vazamento das primeiras imagens dos chips Core i9-12900 (código SRL4E), Core i5-12600 (código SRL4F), Core i5-12500 (código SRL4G) e Core i5-12400 (código SLR4P).

Na última semana também vimos a confirmação de alguns dos modelos de placas-mãe B660 que a MSI trará para o mercado. Com preços que partem de 110 dólares, a maior curiosidade seria o suporte exclusivo a memórias do tipo DDR5, algo que pode criar uma barreira de entrada para os consumidores no segmento de baixo custo. 

Leia mais sobre as placas da MSI na matéria a seguir:

Vazam preços das placas-mãe MSI B660 Alder Lake; valores partem de US$ 119

Vazam preços das placas-mãe MSI B660 Alder Lake; valores partem de US$ 119
Motherboards viriam sem suporte a memórias do tipo DDR4, algo que pode pesar no bolso dos consumidores

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VideoCardz
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.