Créditos: Divulgação/Samsung

Windows 11 pode estar reduzindo desempenho de SSDs da Samsung

O problema já era conhecido desde os testes Beta do sistema operacional, mas permanece sem solução
Por Felipe Gugelmin 07/12/2021 10:53 | atualizado 07/12/2021 10:54 Comentários Reportar erro

Lançado oficialmente pela Microsoft em outubro deste ano, o sistema operacional Windows 11 tem apresentado alguns problemas que ajudam a dar razão para quem decidiu esperar um pouco para fazer o upgrade. Relatos nos fóruns da empresa mostram que a plataforma está tendo problemas de desempenho com SSDs NVMe da Samsung, fazendo com que eles não entreguem o desempenho pelo qual os consumidores pagaram.

Benchmarks do CrystalDiskMark divulgados pelo usuário PleasedPen25317 mostram que o SSD 980 Pro da Samsung tem o desempenho de suas velocidades de gravação aleatórias severamente limitado pelo sistema. Segundo ele, o problema ocorre quando o Windows 11 está instalado no dispositivo usado, mesmo quando ele não está sendo carregado no momento dos testes.

No Reddit, o usuário gdeadphilly afirmou que, em seus testes, as velocidades mostradas em testes conduzidos no novo sistema operacional são aproximadamente metade daquelas obtidas quando o Windows 10 é usado. Ele afirma que o problema também afeta drives de memória SATA, mas se torna mais evidente quando dispositivos com a tecnologia NVMe são usados.

Problema afeta todas as marcas

Embora muitos dos relatos divulgados até o momento envolvam dispositivos fabricados pela Samsung, memórias NVMe de todas as fabricantes são afetadas pela limitação. O problema não é exatamente novo: durante o Beta do Windows 11, muitos que testaram o sistema operacional já haviam divulgado a presença da limitação.

- Continua após a publicidade -

Como a questão afeta todas as fabricantes, é improvável que uma solução desenvolvida por uma delas seja capaz de corrigir a situação. Assim, resta esperar que a Microsoft libere uma atualização que permita aos usuários aproveitar ao máximo toda a capacidade dos dispositivos, conhecidos por aliar altas velocidades a preços ainda um tanto salgados.

Enquanto a empresa não libera uma correção para o Windows 11, relatos indicam que desabilitar a Segurança Baseada em Virtualização (VBS) pode restaurar um pouco da velocidade perdida com a instalação do sistema. No entanto, os números obtidos pelo Windows 10 ainda continuam sendo superiores, o que contribui para os argumentos daqueles que ainda preferem esperar para trocar o sistema de seus PCs.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: SamMobile
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.