[Rumor] Radeons HD 7000 de 28nm em produção já no 2o. semestre?!

EstÁ circulando hoje em alguns websites internacionais, sobretudo os asiÁticos, um rumor dando conta de que a AMD estaria planejando iniciar a produção das primeiras GPUs da futura geração – codinome Southern Islands – jÁ no início do segundo semestre.

De acordo com o website China Economic News Service, a Advanced Micro Devices (AMD) planeja estabelecer um contrato exclusivo com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) para a produção dos primeiros chips grÁficos utilizando o novo processo de fabricação em 28nm.

Ainda não se sabe qual dos três processos de fabricação serÁ utilizado pela TSMC. No início do ano a fundidora recebeu pedido para a produção de 5 mil wafers de chips para a Altera e Xilinx, ambas com o processo de litografia 28LP, baseado nos processos "poly gate" e nitrato óxido de silício.

Vale ressaltar que a fabricação de GPUs utiliza um processo mais refinado, e, portanto, mais robusto e complexo, chamado de high-k metal gate. Desta forma, analistas de mercado ainda não têm certeza se a TSMC jÁ teria atingido um nível de amadurecimento suficiente para começar a produção de chips utilizando a tecnologia HKMG jÁ no segundo trimestre de 2011.

- Continua após a publicidade -

Ainda não sabe praticamente nada a respeito da geração Southern Islands da AMD, a não ser pelo fato que contarão com especificações bem mais robustas em relação à atual Northern Islands.

Graças ao "die shrink" ao qual passarÁ o novo chip, saindo dos atuais 40nm para os 28nm, as Radeons da série 7000 contarão com mais transistores por Área do die (leia-se mais Stream Processors), bem como clocks mais elevados.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.