Detalhes dos chipsets Intel H670, B660 e H610 - Veja o que muda para o Z690

Nenhum dos modelos terá suporte a overclock do processador, apenas memórias
Por Fabio Feyh 07/12/2021 09:43 | atualizado 07/12/2021 22:07 Comentários Reportar erro

Depois da chegada dos processadores Intel Core de 12ª geração junto com as placas-mãe com chipset Z690, parece que logo teremos novidades dos modelos de custo mais baixo baseadas nos chipsets H670, B660 e H610 soquete LGA1700, que acabam de ter especificações vazadas.

Nós já temos análise dos três modelos de processadores da linha K, Core i9-12900K, Core i7-12700K e Core i5-12600K. Vale a pena conferir para quem está pretendendo montar um novo computador de alto desempenho, se é que pode investir nessas plataformas atualmente.

PCI-Express 5 em todos os chipsets, e overclock do processador apenas no Z690

Os processadores Intel Core de 12ª geração chegaram trazendo importantes melhorias sobre as gerações passadas. Junto com a nova arquitetura com núcleos de alto desempenho associados a núcleos de baixo consumo, algumas tecnologias deram suas caras, entre elas o padrão de memórias DDR5 e também o PCI-Express 5.0, mas como tem acontecido nos últimos anos, inicialmente apenas com o chipset Z690, o modelo topo de linha da empresa e que entrega o que existe de melhor em tecnologias, assim como algumas funcionalidades exclusivas, mas por um custo mais alto que todos os demais.

Um vazamento dos chipsets intermediários e de entrada detalha quais serão as principais mudanças entre eles, importante para quem está pensando em montar um sistema baseado nos novos processadores da Intel.

Site oficial dos chipsets da Intel

- Continua após a publicidade -

Vale informar que não é nada oficial, por enquanto apenas o chipset Z690 foi anunciado pela Intel

Todos os 4 chipsets suportam memórias DDR4 e DDR5, ficando por conta do fabricante da placa-mãe escolher qual opção vai adotar na paca-mãe. Vale destacar que é raro uma marca colocar os dois padrões, mas isso já aconteceu em gerações passadas, como na ASRock B150M Combo-G, que suportava memórias DDR3 ou DDR4, porém não ao mesmo tempo os dois padrões, o usuário precisa optar por um deles.

Fabricante escolhe se coloca DDR4 ou DDR5 na placa-mãe

Outro ponto que chama atenção é que a Intel continua com sua estratégia de oferecer overclock do CPU apenas em placas-mãe com chipset da linha Z, os demais chipsets não suportam overclock do CPU, diferente da AMD que é mais "aberta" nesse quesito. Por outro lado, desde a geração de chipsets Serie 500, a empresa possibilita utilizar memórias overclockadas, com frequências mais altas do que o "suportado" para o processador. A AMD também tem essa política, no caso da Intel e chipsets Serie 600 ficando de fora apenas o modelo mais simples, o H610, que terá frequências de memória máxima definida pelo processador, ou seja, um Core i5-12600K vai alcançar no máximo DDR4-3200MHz e DDR5-4800MHz.

- Continua após a publicidade -

PCI-Express 5.0 apenas para placas de vídeo

PCI-Express 5.0 está presente em todas as plataformas, contrariando um boato que tinha surgido informado que placas com chipsets inferiores ao Z690 poderiam deixar de fora essa tecnologia. Porém o PCIe 4.0 x4 não está presente nas placas H610, apenas nos modelos acima dela. Esse barramento é muito utilizado por SSDs de alta performance. Vale ainda destacar que o PCI-Express 5.0 deve aparecer apenas em futuras placas de vídeo, e se considerarmos a mudança de desempenho prático das gerações passadas do PCI-Express, a diferença de desempenho que veremos é nenhuma.

Outras informações importantes estão relacionadas a quantidade de canais PCI-Express das placas, ficando nesse quesito o que eu particularmente acho as mudanças mais importantes, especialmente na escolha de placas H670 e B660. Número de "canais / linhas" PCI-e podem ser importantes dependendo a quantidade de SSDs que você vai ter no sistema. Se a ideia é ter vários SSDs, melhor optar por um chipset que suporte mais linhas, apesar de que a margem está maior do que gerações passadas e talvez isso sequer represente um problema prático dentro da quantidade de slots M.2 que as placas trazem. Ex prático, colocar 2x SSDs PCIe 4.0 em uma B660 pode gerar limitação de desempenho entre eles, perdendo o diferencial de ter um SSD muito rápido. Por fim uma grande quantidade de conexões USB, ficando por conta dos principais diferenciais que apenas o Z690 suporta 4 conexões USB de 20 Gbps,m ou USB 3.2 Gen 2x2 como também é chamada, os demais suportam 3 conexões USB nessa velocidade e o chipset mais modesto nenhuma.

Abaixo vídeos com os processadores Intel de 12ª geração que já publicamos, além de um vídeo falando sobre as memórias DDR5.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.