Créditos: Divulgação/Guerrila Games

Guerrilla Games detalha novidades sobre os inimigos em Horizon Forbidden West

Aloy vai ter que encarar adversários mais variados e prontos para tirar vantagem dos ambientes do Oeste Proibido
Por Felipe Gugelmin 06/12/2021 16:28 | atualizado 06/12/2021 16:28 Comentários Reportar erro

Deixando de lado as colinas e campos de Horizon Zero Dawn, o novo game da série vai levar a protagonista Aloy às ruínas e paisagens exóticas do Oeste Proibido, que escondem diversos inimigos inéditos. Em sua jornada por Horizon Forbidden West, a jovem vai ter que encarar adversários que incluem comboios de máquinas de carga (e seus guardiões), tropas de guerreiros rebeldes e bandos de ardilosos que espreitam florestas.

Segundo o designer de combate Charles Perain, o novo game da série foi criado para demonstrar a agilidade e a sagacidade de Aloy. Para isso, o jogador vai contar com diversas ferramentas e táticas de combate que permitem a ela enfrentar adversários que, do ponto de vista físico, são muito mais fortes.

Os jogadores que se dedicam a aperfeiçoar suas habilidades de combate encontrarão formas eficientes e estilosas de eliminar os inimigos”, explicou Perain em uma entrevista concedida ao PlayStation Blog. Ele explica que Horizon Forbidden West vai oferecer uma grande liberdade de escolhas, seja nos equipamentos utilizados ou na forma como as habilidades da protagonista são usadas para derrotar máquinas inéditas e inimigos humanos com características avançadas.

Aloy está mais experiente e confiante

Segundo Richard Oud, diretor de animação da desenvolvedora Guerrila Games, a sequência quer mostrar o quanto Aloy ficou mais experiente e confiante após as aventuras de Horizon Zero Dawn e da expansão Frozen Wilds. “Nosso objetivo era mostrar que Aloy está mais à vontade ao explorar seu ambiente, mas sem esquecer que ela é apenas humana, claro, então nem sempre se sai bem”, explicou.

O departamento de inteligência artificial do estúdio teve um papel importante na melhoria dos sistemas que permitem que inimigos pareçam mais ameaçadores e adaptáveis. Se no game original era possível usar obstáculos e caminhos estreitos para ganhar vantagens, a sequência promete oferecer criaturas que conseguem lidar muito mais facilmente com incômodos. A água, por exemplo, não será mais um obstáculo para a maioria dos robôs, que poderão perseguir a protagonista mesmo quando ela está mergulhando.

- Continua após a publicidade -

Além de reformular o sistema de habilidades de Aloy, a equipe da Guerrila Games também se concentrou em criar animações convincentes e que deixem claros os comportamentos e modos de agir de cada adversário. “Os inimigos geralmente levam um certo tempo para mostrar a intenção deles, e assim o jogador pode reagir de acordo e obter uma resposta rápida e (quase) instantânea de seus comandos”, afirma Richard.

Máquinas formidáveis e novos inimigos humanos

Em sua jornada por Forbidden West, Aloy vai se deparar com inimigos robóticos que possuem características de animais reais, mas em versões muito mais mortais. A Guerrila explica que, após definir a visão por trás de um inimigo, seus pontos fortes e fracos, a equipe de desenvolvimento assistia a documentários sobre a vida selvagem e filmes, além de recorrer a fontes como enciclopédias, gibis e artes conceituais em busca de inspirações.

Ao fim desse processo era criado um vídeo que demonstrava claramente às equipes responsáveis pelo game quais as personalidades, movimentos e comportamentos pretendidos. Algo que também se mostrou essencial para o sucesso do jogo foi o trabalho de design sonoro: as máquinas possuem diferentes dicas de áudio, permitindo que o jogador entenda se um golpe parte de perto ou de longe e qual seu impacto sobre Aloy, bem como qual perigo deve ser tratado como prioridade.

- Continua após a publicidade -

Além das máquinas, ela terá que encarar novos inimigos humanos, como os rebeldes de Regalla, e novas classes de inimigos — cada uma com uma função e comportamento de combate próprio. Os desenvolvedores querem estimular a mistura de combates com arcos e ataques corpo a corpo usando os novos recursos do ressonador presente na lança da protagonista, que acumula energia que fica no corpo adversário e provoca grandes danos ao ser acertada por uma flecha.

Para completar, a equipe da Guerrilla Games promete que Aloy vai encontrar diversos equipamentos, poções e soluções no ambiente que permitirão a cada jogador encontrar o estilo de jogo que mais gosta — seja ele mais furtivo ou mais direcionado ao combate direto. Com versões para PlayStation 4 e PlayStation 5, Horizon Forbidden West tem lançamento programado para o dia 18 de fevereiro de 2022 e já está disponível em pré-venda na PSN por R$ 349,90.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PlayStation Blog
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.