Créditos: Divulgação/Microsoft

App do Xbox vai informar se um jogo roda bem no seu PC antes do download

Novo selo criado pela Microsoft ajuda a saber se um título vai rodar bem em sua máquina de forma simples
Por Felipe Gugelmin 06/12/2021 14:49 | atualizado 06/12/2021 14:50 Comentários Reportar erro

A não ser que você possua uma máquina atualizada e poderosa, aproveitar um game no PC nem sempre é tão simples quanto fazer seu download e clicar no botão de jogar. Graças a diferentes configurações, pode ser preciso ajustar detalhes gráficos e a resolução para ter o desempenho esperado — processo que nem sempre é rápido, mas que pode ser facilitado por uma atualização do app do Xbox.

Já disponível de forma limitada para alguns títulos disponíveis na plataforma, o novo selo usado pela Microsoft indica o quão bem sua máquina vai rodá-los. A novidade surge na página de cada jogo próxima à lista de amigos que o estão aproveitando — caso o game escolhido vá ter um bom desempenho, a frase “Deve ser um ótimo jogo neste PC” surge automaticamente.

Como o recurso ainda está em fase de testes, não são todos os jogos que possuem indicadores sobre o desempenho que deve ser obtido. Em Forza Horizon 5, por exemplo, no momento surge a mensagem de que “A verificação de desempenho ainda não está disponível”, mesmo situação da campanha de Halo: Infinite para quem já fez o pré-carregamento do lançamento.

Facilitando a jogatina no PC

Até o momento, a Microsoft não ofereceu detalhes de como seu novo sistema de avaliação funciona, mas parece que ela está usando um banco de dados próprio no novo projeto. Para aqueles que desejam mais informações, o app do Xbox continua oferecendo a possibilidade de conferir por conta própria os requisitos mínimos necessários para jogar os títulos disponíveis em seu catálogo.

- Continua após a publicidade -

Recentemente, a desenvolvedora fez alguns ajustes no aplicativo para facilitar a instalação de games em diretórios diferentes do computador. Com o lançamento do Windows 11, a companhia de Seattle reafirmou seus esforços de fortalecer sua presença no PC, seja através de facilidades com essas ou com o suporte a novas tecnologias como o DirectStorage, que promete acelerar o acesso a dados de jogos.

No início de dezembro, a Microsoft iniciou novas inscrições em seu programa Xbox Insider, que fornece acesso antecipado a diversos recursos em fase de testes antes de eles chegarem ao público em geral. A verificação automática de desempenho surgiu como uma surpresa para muitos jogadores e, caso ele se mostre eficiente, pode se mostrar um bom substituto (ou um complemento útil) a soluções mais tradicionais, como o site Can You Run It.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.