Créditos: Divulgação/AMD

AMD Radeon RX 6500 XT será lançada em janeiro e RX 6400 em março de 2022

Com interface de memória de 64-bit, placas devem trazer bom desempenho em resolução Full HD

Nesta quarta-feira (01) foram publicados mais detalhes sobre as novas placas de vídeo de entrada da AMD, a Radeon RX 6500 XT e a Radeon RX 6400. De acordo com o usuário "Enthusiastic Citizen", dos fóruns Chip Hell, ambos os modelos de GPUs serão lançados em 2022, utilizando a arquitetura RDNA 2. 

Internamente conhecida como "Beige Goby", a AMD Radeon RX 6500 XT utilizará um die Navi 24 XT completo e virá para brigar em desempenho com as concorrentes NVIDIA GeForce 3050 Ti e Intel Arc Alchemist A380. 

A fonte cita que a Radeon RX 6500 XT deverá ter 4 GB de memória de vídeo GDDR6, um fator que pode limitar bastante o seu potencial para a mineração de criptomoedas (principalmente ETHs). Uma versão com 8 GB também foi vista, mas ela não deve ser lançada por enquanto. 

A GPU contará com um único engine SDMA, 2 shader arrays, 8 WGPs (Workgroup Processors) e um total de 16 CUs (Compute Units, ou Unidades de Computação). Considerando que cada Unidade de Computação abriga 64 stream processors, a contagem de cores da placa poderia chegar a 1.024.

Os rumores mais recentes apontam para uma interface de memória de 64-bit e clocks elevados, na marca dos 2,8 GHz. O consumo de energia passaria dos 75W fornecidos pelo conector PCIe, portanto ela deve vir com um conector para alimentação fornecido pela fonte. 

- Continua após a publicidade -

Chip AMD RDNA2

Lançamento da RX 6500 XT e RX 6400 

Falando sobre a AMD Radeon 6400, a mesma fonte afirmou que a placa não necessitará de um conector externo, o que indica um consumo abaixo dos 75W. O modelo deve ter um preço bastante competitivo, abaixo dos 200 dólares. 

A expectativa é de que a AMD Radeon RX 6500 XT seja lançada já em janeiro - o que indica um possível anúncio durante a CES 2022. Já o modelo RX 6400 tem lançamento previsto para março. 

Considerando a recente alta dos preços de GPUs e componentes, resta torcer para que as novas placas tenham ampla disponibilidade no mercado e baixa procura pelos entusiastas da mineração. 

NVIDIA GeForce RTX 3050 com 8GB de memória pode ser lançada em janeiro [RUMOR]

NVIDIA GeForce RTX 3050 com 8GB de memória pode ser lançada em janeiro [RUMOR]
Informações anteriores apontavam para estreia no segundo trimestre de 2022

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFTech Fonte: Chip Hell
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.