Créditos: PS4Magazin

NVIDIA, Zotac e HP pedem suspensão de tarifas de importação em GPUs

85% de todos os minerais extraídos de terras raras precisariam passar pela China no processo de fabricação
Por Saori Almeida 03/12/2021 16:08 | atualizado 03/12/2021 18:23 Comentários Reportar erro

A Nvidia, HP, Zotac e outras empresas estão reivindicando que o governo dos Estados Unidos isente placas gráficas e outros eletrônicos importados da China do imposto de importação de 25%. As tarifas aumentaram o preço dos eletrônicos enviados para fora do país e para o mercado americano.

Essa tarifa de importação foi imposta no meio do que foi chamado guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.  Como motivos para a exclusão, as empresas citam o controle da China sobre matérias-primas e seu processamento de manufatura e logística.

Segundo dados do ano passado, 85% de todos os minerais extraídos de terras raras precisariam passar pela China de uma forma ou de outra no processo de fabricação, encarecendo assim a matéria-prima a partir do momento que o imposto é cobrado. A Zotac acrescentou ainda que as tentativas de realocar a capacidade de produção para Taiwan são prejudicadas pelo fato de que a China controla grande parte da produção de matéria-prima necessária e logística, como já mencionado.

A HP comentou sobre a dependência que existe da China na indústria de semicondutores para as últimas etapas na fabricação de semicondutores, como etapas de teste, e tarefas intensivas em mão de obra. Pela força de trabalho de baixo custo do país, seria difícil para as empresas fazerem uma transição bem-sucedida de sua dependência do país.

A Nvidia, em seus comentários ao Escritório de Representação Comercial dos EUA (USTR), acrescentou que a tendência atual nas rotas de remessas globais também é motivo de preocupação.

- Continua após a publicidade -

“O frete / carga aérea foi severamente restringido devido à tremenda redução nos voos com passageiros, o que limitou a possibilidade de expandir a capacidade de carga aérea em novos locais. Dados os limites do fornecimento de semicondutores, também teria sido o momento errado para enfrentar rendimentos mais baixos associados a novos locais.”

“O frete / carga aérea foi severamente restringido devido à tremenda redução nos voos com passageiros, o que limitou a possibilidade de expandir a capacidade de carga aérea em novos locais. Dados os limites do fornecimento de semicondutores, também teria sido o momento errado para enfrentar rendimentos mais baixos associados a novos locais.”

Como o Tom's Hardware comenta, podemos ver os resultados nos preços e disponibilidade de GPUs atualmente, que não deixam os consumidores finais felizes. É natural que empresas focadas em GPU busquem reduzir seus custos de importação. Além disso, as tarifas não se aplicam apenas às placas gráficas. A Apple, Google e Intel registraram solicitações semelhantes ao USTR para outros produtos eletrônicos dependentes da China, como placas-mãe, fontes de alimentação e dispositivos trackpad.

O Escritório de Representação Comercial dos Estados Unidos disse que irá avaliar cada pedido de exclusão caso a caso. Os critérios envolvem a análise de se o produto em particular permanece disponível apenas na China, ou ainda se a exclusão resultará em graves prejuízos econômicos para o autor do comentário ou outros interesses dos EUA, incluindo o impacto em pequenas empresas, empregos, produção industrial e cadeias de suprimentos essenciais.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tomshardware
Assuntos
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.