Créditos: TSMC

TSMC começa testes de produção de chips em 3 nanômetros

Tecnologia ainda passará por aperfeiçoamentos antes da produção em massa

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, grande empresa do ramo de produção de chips, iniciou a produção de risco de chips usando seu processo de fabricação N3 (classe 3 nm), segundo dois relatórios de Taiwan. A produção de risco começa quando a empresa inicia a produção de um novo nós, nesse caso o N3 (3nm), mas ainda precisa fazer alguns ajustes no processo de fabricação antes de começar a produção em massa. 

A TSMC iniciou a produção piloto de chips N3 em sua planta, denominada Fab 18, localizada na Região Sul do Taiwan Science Park perto de Tainan, de acordo com relatórios da  DigiTimes e TechTaiwan. A produção em massa de chips usando o novo nó começará na segunda metade do ano que vem, mas como o tempo de ciclo para o novo processo é de mais de 100 dias, os primeiros chips N3 feitos pela TSMC serão enviados  no início de 2023.

Salto de desempenho e eficiência energética

A tecnologia de fabricação N3 da TSMC  é o nó de próxima geração da fundição que foi projetada tanto para smartphones quanto para computação de alto desempenho (HPC), um afastamento das táticas usuais da TSMC que era de abordar primeiramente dispositivos móveis. O novo processo usará a litografia de ultravioleta extrema (EUVL na sigla em inglês) para “mais de 20 camadas” e fornecerá melhorias substanciais sobre os nós de 5nm existentes. A TSMC promete um ganho de desempenho de 10% a 15% (considerando mesmo consumo e quantidade de transistores), até 30% de redução de consumo (considerando mesmo clock e “complexidade” do chip), ganho de densidade lógica de até 70% e para memórias, até 20% de ganho em densidade. 

- Continua após a publicidade -

Há rumores de que os primeiros clientes a adotar a tecnologia N3 da TSMC serão a Apple e a Intel, embora não esteja claro o que exatamente essas empresas farão com a nova tecnologia.  

Outros projetistas de chips podem esperar que a TSMC apresente seu N3E, uma versão estendida do N3, antes de embarcar no trem de 3 nm. Diz-se que o N3E apresenta uma janela de processo aprimorada, que é uma escolha mais ampla de parâmetros de fabricação para obter bons rendimentos junto com melhorias de desempenho e menor consumo de energia. Enquanto isso, o N3E estará disponível apenas no final de 2023 ou início de 2024.

Próxima geração de GPUs NVIDIA chega em 2022 e utilizará nós de 5 nm da TSMC

Próxima geração de GPUs NVIDIA chega em 2022 e utilizará nós de 5 nm da TSMC
De codinome Ada Lovelace nova arquitetura promete grandes saltos de desempenho

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.