Créditos: Wired

EUA estudam lei para banir bots de compras que esgotam estoques e inflacionam preços

Junto com a escassez de componentes, eles são uns dos responsáveis por falta de estoques

Sabemos do que os cambistas são capazes. Relatamos aqui alguns casos, às vezes absurdos, envolvendo hardware e jogos. Essa prática é bem comum com o uso de bots e com isso em mente, alguns senadores americanos se juntaram para tentar por um nisso. "Stopping Grinch Bots Act" é o nome da inciativa desses políticos em acabar com os bots de compra.

Bots de compras são usados para todo tipo de produtos, desde reserva na fila para comprar algo, até a compra de um produto em si. Entre os itens mais visados hoje estão os consoles, mais especificamente o PlayStation 5 e o Xbox Series X, principalmente por ainda estarem em seu primeiro ano de vida e ter uma alta demanda por eles.

"Em um tempo em que famílias deveriam ser capazes de gastar tempo com seus amados, bots de compra digitais estão forçando americanos a revirar sites na esperança de encontrar um presente em conta ou pagar preços exorbitantes por um único brinquedo", disse um dos senadores do grupo, Paul Tonko. "Esses bots não apenas 'espremem' os consumidores, eles trazem problemas para pequenos negócios, varejistas locais e outros empreendedores tentando garantir que eles tenham os melhores itens em estoque para seus consumidores".

Charles Schumer, um dos membros da iniciativa contra os bots, diz que "o comprador comum de fim de ano é incapaz de competir com a super velocidade dos bots de compras e acabam sendo reféns de cambistas e vendedores quando tentam comprar os presentes de fim de ano". "É de extrema importância que esses bots sejam frustrados em suas tentativas de roubar o natal, e o dinheiro dos americanos que trabalham duro", complementa Schumer.

- Continua após a publicidade -

O site VGC lembra que outros países também estão tentando acabar com a prática dos scalpers. No Reino Unido, o projeto Gaming Hardware (Automated Purchase and Resale) foi apresentado no parlamento por lá, mas não está claro se foi para frente. Já no Japão, lojistas foram além destruindo as caixas dos consoles vendidos para inibir a ação dos cambistas. Outro lojista escreve o nome do dono do console na caixa, além de destruir as caixas dos controles.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VGC
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.