Créditos: Melhem Sfeir/Reprodução

Youtuber mostra como o Metaverso pode ser realista usando Unreal Engine 5

Vídeo mostra cenário real transformado em um modelo 3D em Unreal Engine 5

Ainda na última quinta-feira (dia 25 de novembro) o Youtuber Melhem Sfer compartilhou um vídeo mostrando uma Tech Demo de um ambiente que foi "escaneado" a partir de fotogrametria e está sendo reproduzido com Unreal Engine 5. O objetivo é mostrar o potencial que esse motor gráfico tem para criar um ambiente muito fotorrealista dentro de um Metaverso.

Faz um tempo que estou querendo fazer uma fotogrametria de uma cena na UE5, talvez para adicionar algum senso de fotorrealismo, e encontrei esta incrível varredura de uma estrada da velha cidade de Nikšic Aleksandar, no sketchfab.

- Melhem Sfeir na descrição do vídeo

O youtuber está mostrando no vídeo uma versão "digitalizada" e reproduzida Unreal Engine 5 de uma cidade na Sérvia que ele achou no Sketchfab, um site que reúne diversos modelos 3D que podem ser adquiridos por qualquer um. Sfeir também afirma que fez algumas pequenas modificações nas geometrias do modelo para dar uma pequena polida no ambiente.

Além disso, ele simplesmente abriu o modelo na Unreal Engine 5 para gravar o vídeo e "deixou o Nanite e Lumen fazerem seu trabalho" para criar um efeito bem fotorrealista no cenário como um todo.

- Continua após a publicidade -

Se você não conhece essas tecnologias, elas estreiam na nova versão do Unreal Engine sendo que a Nanite permite, basicamente, um uso ilimitado de detalhes em uma imagem, já que ela permite que assets de altíssima qualidade sejam usados no projeto, melhorando drasticamente a qualidade de texturas, por exemplo. Já a tecnologia Lumen de iluminação global, reflexos e iluminação dinâmica usa ray tracing via software para criar efeitos realistas de movimentos de sombras de acordo com a posição dos pontos de luz, além de outros efeitos como o comportamento de luz indireta sobre superfícies.


Imagem: Melhem Sfeir/Reprodução

O youtuber afirma que a sua RTX conseguiu rodar a Tech Demo em 2k (1440p) em seu PC com uma RTX 3070 e ajuda do DLSS (embora não foi especificada a predefinição de qualidade do upscaling).

Talvez você tenha reconhecido o nome Melhem Sfeir, já que comentamos ainda no início de junho desse ano sobre outro de seus vídeos mostrando uma Tech Demo em Unreal Engine 5.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Melhem Sfeir
Assuntos
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.