Índice do Artigo

AMD

Tesla Model Y trocará processadores Intel por SoCs AMD

Tesla Model Y trocará processadores Intel por SoCs AMD
Créditos: Tesla

Tem sido bons tempos para a AMD. A empresa liderada por Lisa Su tem alcançado bons resultados, especialmente no segmento de CPUs. Há alguns meses atrás, a Tesla e a AMD haviam fechado acordo para usar SoCs nos carros autônomos em modelos específicos e agora surgem informações de que a empresa de Elon Musk vai aumentar a participação da AMD com seus chips equipando os veículos.

O carro em questão é o Tesla Model Y, que usa chips Intel e que agora está mudando para CPUs AMD. Esse carro está à venda somente no mercado chinês no momento. Durante a Computex deste ano, a Tesla apresentou os veículos Model S e Model X equipados com APU Ryzen com gráficos RDNA 2. O Model 3 é o único veículo que não usa hardware AMD até agora.

A AMD é a terceira escolha da Tesla, depois de já ter trabalhado com a NVIDIA e Intel. Os SoCs da NVIDIA equiparam os primeiros modelos, que foram substituídos por processadores Intel Atom no Model 3 e as primeiras versões do Model X e Model S. Como já mencionado, os dois últimos modelos já são equipados com SoC AMD.

Nunca ficou claro o motivo da Tesla mudar tanto o hardware de seus carros inteligentes. Em relação a AMD, a empresa depende da TSMC e praticamente todo seu lineup tem usado nodes de 7nm e a própria fabricante está passando por dificuldades por conta da escassez, especialmente para esse processo de fabricação que a AMD está usando. Já a Intel conta com suas próprias fábricas, facilitando o controle nesse sentido.

Um dos indicativos para essa mudança, pode ser baseada em desempenho. A APU baseada em Ryzen e RDNA 2 tem força suficiente para rodar The Witcher 3 e Cyberpunk 2077 com seus 10 Teraflop de poder computacional, segundo Elon Musk. “Na verdade temos uma APU AMD Ryzen alimentando o sistema de ambos os carros, bem como uma placa de vídeo dedicada baseada em RDNA 2 para rodar os jogos AAA, entregando 10 teraflops em poder computacional”, disse Lisa Su.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções