Índice do Artigo

Games

Pong, primeiro jogo lucrativo da história dos games, completa 49 anos

Pong, primeiro jogo lucrativo da história dos games, completa 49 anos
Créditos: Wikipedia

Há exatamente 49 anos, em um tempo distante do crash que marcou a indústria de jogos, nascia PONG, um dos maiores, mais importantes e lucrativos jogos da indústria dos vídeo games

O saudoso titulo que agora se aproxima dos 50 anos fora lançado pelas mãos de Nolan Bushnell e Ted Dabney, que fundaram a ATARI Inc. no ano de 1972, e anunciaram sua mais nova criação em novembro daquele mesmo ano, sendo o primeiro jogo da recém-formada empresa.

Se nos dias de hoje um gabinete de fliperama é algo comum, nos anos 70 um gabinete ligado a um monitor de tubo e com entrada para moedas era coisa de outro mundo. Mesmo que os caça-niqueis fossem um território pertencente à máfia naquele tempo, os criadores investiram sozinhos na distribuição do gabinete a tal ponto que mesmo cobrando caro, eles ainda vendiam muitos pelo fato de ser algo inovador. 

Não demorou para que PONG, um jogo que simulava uma partida de Tênis, se tornasse um sucesso estrondoso,  a tal ponto de as  maquinas começassem  apresentar problemas devido ao excesso de moedas dentro do gabinete.

Todos queriam jogar essa inovadora maquina  de entretenimento devoradora de moedas que dividia espaço com Jukebox e maquinas de pinball.

A ascensão de PONG

Apesar de PONG não ser o primeiro vídeo game da história, esse titulo ficou para Tennis for Two, criação do professor universitário e físico, William Higinbotham. Ele criou o primeiro jogo usando de um osciloscópio e um computador analógico em 1958, dando o primeiro passo rumo ao que conheceríamos com jogos eletrônicos. Se tivesse um clipes de papel ali no meio, poderíamos chamá-lo de MacGyver dos anos 50.

Enquanto PONG foi desenvolvido por Allan Alcorn, que foi contratado por Nolan Bushnell e Ted Dabney devido ao seu conhecimento em engenharia elétrica e ciências da computação, e que para iniciar  o novo membro na empresa, Bushnell pediu a Alcorn que criasse um jogo simples com um ponto que podia se mover,  que tivesse duas paletas e um contador de pontuação. 

Engana-se quem pensa que Alcorn desenvolveu apenas o jogo, ele também construiu o gabinete protótipo que impressionou Bushnell e Dabney. Que com o sucesso alcançado, não tardou para que começassem a exportar os gabinetes para fora do país, e dar início aos estudos para uma versão doméstica do console.

Depois de vender 19 mil maquinas de PONG desde sua criação, em 1975 nasceu Home Pong, uma versão doméstica que poderia ser conectada nos televisores que vendeu nas férias daquele ano mais de 150.000.  Com as vendas de vento em popa, tudo parecia dar certo para a  ATARI, até que em abril de 1974 a Magnavox abre um processo contra a Atari. 

Começam as brigas judiciais

A Magnavox acusou a Atari de ter infringido o direito de patentes pertencentes Ralph Baer (Criador do Magnavox Odyssey), além de “inspirarem-se” no Ping Pong eletrônico da marca. 

Dentre as alegações, a empresa afirmou que Bushnell teve acesso a registros detalhados da marca e até jogado o Ping Pong do Odyssey durante uma visita a empresa, isso antes de lançar o seu PONG. O que Bushnell não negou e ainda declarou:

“O fato é que eu realmente vi o jogo Odyssey e eu não o achei muito inteligente.”

Mesmo diante de uma briga judicial que envolvia diversos outros nomes, a Atari acabou fechando um acordo longe dos tribunais. No acordo em questão ela se tornaria uma licenciadora por 0,7 Milhões e a Magnavox detinha os direitos dos produtos desenvolvidos pela Atari a partir do ano seguinte. 

O que aconteceu, mas não sem antes a ATARI atrasar o lançamento dos seus produtos e jogos em até um ano. Dá pra dizer que a empresa na época foi um osso duro de roer, ao buscar até meios de esconder informações da Magnavox quando representantes da empresa estavam na fábrica.

No EUA, patentes garantidas na década de 1970 duravam 17 anos, o que forçava as empresas, inclusive a Nintendo que pagassem royalties a Magnavox, pois eles detinham o registro de patente do que era entendido como “TV gaming”.

O legado deixado

O caminho que a ATARI abriu fez com que várias outras empresas a seguirem por ele, surgindo inúmeros clones dos seus aparelhos e uma quantidade absurda de jogos de qualidade questionáveis.

Apesar de o crash na indústria ter acontecido em 1983, é inegável o legado positivo deixado pela empresa criadora de PONG.

Jogos incríveis foram produzidos, muitos deles servindo de inspirações para muitos que hoje atuam no mercado de games, além de empresas que reformularam alguns dos conceitos desenvolvidos pela ATARI, criando assim o universo dos vídeo games como o conhecemos hoje.

E pensar que tudo isso começou com um simples jogo de tênis.

Via: Wikipedia

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções