Créditos: Brina Blum no Unsplash

Empresa russa fez um pendrive que pode se autodestruir

Dispositivo virá com um botão que acionará cargas para destruir as memórias NAND

A Rostec é um conglomerado russo de alta tecnologia que anunciou um dos seus mais novos lançamentos: um pendrive USB com um detonado embutido. A função de auto destruição é ativada de forma segura e manual pelo usuário, para apagar os arquivos salvos o modelo simplesmente destrói tudo dentro da carcaça.

Quem desenvolveu o modelo foi a empresa Technodynamika, que faz parte da Rostec, o conceito apresentado por ela é um modelo que externamente apresenta um visual padrão de um USB, mas internamente ele conta com uma bateria e um detonador elétrico. Para detonar esse sistema, o usuário tem que apertar um botão na extremidade do pendrive, que faz a carga queimar a placa de circuito impresso afetando também o chip de memória.

Infelizmente ao apertar o botão o dispositivo não irá falar “esta mensagem se autodestruirá em cinco segundos” e começará a tocar uma música épica, a Rostec afirma que externamente o modelo não será afetado em nada pela autodestruição dos circuitos internos. Com isso a empresa garante a segurança do usuário enquanto a carga queima os componentes internos.


Créditos: Divulgação Rostec

Mas um ponto que não foi explicado pela Technodynamika é como funcionará a segurança do botão de autodestruição, afinal ninguém quer apertar ele acidentalmente e deletar fotos de família ou documentos importantes.

- Continua após a publicidade -

Como apontado pelo Tom's Hardware, algumas unidades modernas de pendrive possuem um sistema de criptografia moderno que armazena os arquivos com uma chave AES-256 e na hora de ler os arquivos o dispositivo destrói a chave. É quase impossível conseguir quebrar a chave 256 bits dessas unidades, só não é impossível caso quem pegou o dispositivo tenha em mãos um computador quântico bastante potente. Mas o método da Rostec pretende ser seguro até contra essa possibilidade.

Atualmente a Technodynamika só fez para a Rostec alguns protótipos do seu pendrive, mas a empresa garante que ela pode fazer unidades com esse sistema de segurança com diferentes capacidades de armazenamento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Rostec, Tom's Hardware
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.