Índice do Artigo

Segurança

Empresa russa fez um pendrive que pode se autodestruir

Empresa russa fez um pendrive que pode se autodestruir
Créditos: Brina Blum no Unsplash

A Rostec é um conglomerado russo de alta tecnologia que anunciou um dos seus mais novos lançamentos: um pendrive USB com um detonado embutido. A função de auto destruição é ativada de forma segura e manual pelo usuário, para apagar os arquivos salvos o modelo simplesmente destrói tudo dentro da carcaça.

Quem desenvolveu o modelo foi a empresa Technodynamika, que faz parte da Rostec, o conceito apresentado por ela é um modelo que externamente apresenta um visual padrão de um USB, mas internamente ele conta com uma bateria e um detonador elétrico. Para detonar esse sistema, o usuário tem que apertar um botão na extremidade do pendrive, que faz a carga queimar a placa de circuito impresso afetando também o chip de memória.

Infelizmente ao apertar o botão o dispositivo não irá falar “esta mensagem se autodestruirá em cinco segundos” e começará a tocar uma música épica, a Rostec afirma que externamente o modelo não será afetado em nada pela autodestruição dos circuitos internos. Com isso a empresa garante a segurança do usuário enquanto a carga queima os componentes internos.


Créditos: Divulgação Rostec

Mas um ponto que não foi explicado pela Technodynamika é como funcionará a segurança do botão de autodestruição, afinal ninguém quer apertar ele acidentalmente e deletar fotos de família ou documentos importantes.

Como apontado pelo Tom’s Hardware, algumas unidades modernas de pendrive possuem um sistema de criptografia moderno que armazena os arquivos com uma chave AES-256 e na hora de ler os arquivos o dispositivo destrói a chave. É quase impossível conseguir quebrar a chave 256 bits dessas unidades, só não é impossível caso quem pegou o dispositivo tenha em mãos um computador quântico bastante potente. Mas o método da Rostec pretende ser seguro até contra essa possibilidade.

Atualmente a Technodynamika só fez para a Rostec alguns protótipos do seu pendrive, mas a empresa garante que ela pode fazer unidades com esse sistema de segurança com diferentes capacidades de armazenamento.

Via: Rostec, Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções