Créditos: Divulgação Gigabyte

Mineradores de Bitcoin adotam imersão em liquid cooling

Consultora acredita que com o tempo essa solução de resfriamento será cada vez mais utilizada

Não é segredo nenhum que as grandes fazendas de mineração geram uma grande quantidade de calor, e que os administradores desses estabelecimentos vêm procurando maneiras de diminuir a temperatura nas suas máquinas. Agora aparentemente eles encontraram uma solução que pode ser quase definitiva: usar imersão em liquid cooling para resfriar o hardware.

Isso porque esse tipo de resfriamento promete ser mais eficiente que os utilizados atualmente, reduzindo consideravelmente o superaquecimento das máquinas de mineração e consequentemente aumentando o desempenho e os ganhos delas. Nishant Sharma, fundador da consultoria de mineração BlocksBridge, afirmou à Bloomberg que as máquinas ficarão em sistemas que parecem “um tanque de peixes com máquinas dentro dele. Mais cedo ou mais tarde, todos os grandes mineradores farão mineração por imersão em grande escala."

Desde 2018 é possível datar usuários usando esse tipo de sistema de resfriamento em suas máquinas de mineração, mas agora as grandes mineradoras também estão começando a aderir essa possibilidade.


Sistema de datacenter com resfriamento por imersão / Créditos: Divulgação Gigabyte

Um exemplo disso é a Riot Blockchain, uma empresa do Texas que está listada na Nasdaq, que recentemente anunciou planos para a construção da sua primeira instalação de mineração de Bitcoin resfriada por imersão em grande escala. Esse novo estabelecimento deve contar com um total de 46.000 e terá um consumo total de 20 MegaWatts de energia.

- Continua após a publicidade -

As grandes fazendas de mineração sofrem em desenvolver sistemas de resfriamento por causa do seu funcionamento, que se assemelha muito a grandes datacenters. Mas como apontado pelo Tom’s Hardware, o ambiente onde fica esses servidores é projetado desde o começo para o resfriamento dos computadores, já as fazendas de mineração geralmente ocupam instalações que não possuem essa infraestrutura, como indústrias e galpões abandonados.

Isso obriga as grandes empresas de mineração a terem que procurar soluções para todo o calor gerado, que diversas vezes superaquece a máquina comprometendo o seu desempenho. A imersão em liquid cooling pode ser uma solução que ajuda a combater isso e ao mesmo tempo permitirá aos mineradores instalarem mais máquinas no mesmo ambiente, o que compensa qualquer desvantagem em usar essa solução para eles.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Bloomberg, Tom's Hardware
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.