Índice do Artigo

Variedades

Mineradores de Bitcoin adotam imersão em liquid cooling

Mineradores de Bitcoin adotam imersão em liquid cooling
Créditos: Divulgação Gigabyte

Não é segredo nenhum que as grandes fazendas de mineração geram uma grande quantidade de calor, e que os administradores desses estabelecimentos vêm procurando maneiras de diminuir a temperatura nas suas máquinas. Agora aparentemente eles encontraram uma solução que pode ser quase definitiva: usar imersão em liquid cooling para resfriar o hardware.

Isso porque esse tipo de resfriamento promete ser mais eficiente que os utilizados atualmente, reduzindo consideravelmente o superaquecimento das máquinas de mineração e consequentemente aumentando o desempenho e os ganhos delas. Nishant Sharma, fundador da consultoria de mineração BlocksBridge, afirmou à Bloomberg que as máquinas ficarão em sistemas que parecem “um tanque de peixes com máquinas dentro dele. Mais cedo ou mais tarde, todos os grandes mineradores farão mineração por imersão em grande escala.”

Desde 2018 é possível datar usuários usando esse tipo de sistema de resfriamento em suas máquinas de mineração, mas agora as grandes mineradoras também estão começando a aderir essa possibilidade.


Sistema de datacenter com resfriamento por imersão / Créditos: Divulgação Gigabyte

Um exemplo disso é a Riot Blockchain, uma empresa do Texas que está listada na Nasdaq, que recentemente anunciou planos para a construção da sua primeira instalação de mineração de Bitcoin resfriada por imersão em grande escala. Esse novo estabelecimento deve contar com um total de 46.000 e terá um consumo total de 20 MegaWatts de energia.

As grandes fazendas de mineração sofrem em desenvolver sistemas de resfriamento por causa do seu funcionamento, que se assemelha muito a grandes datacenters. Mas como apontado pelo Tom’s Hardware, o ambiente onde fica esses servidores é projetado desde o começo para o resfriamento dos computadores, já as fazendas de mineração geralmente ocupam instalações que não possuem essa infraestrutura, como indústrias e galpões abandonados.

Isso obriga as grandes empresas de mineração a terem que procurar soluções para todo o calor gerado, que diversas vezes superaquece a máquina comprometendo o seu desempenho. A imersão em liquid cooling pode ser uma solução que ajuda a combater isso e ao mesmo tempo permitirá aos mineradores instalarem mais máquinas no mesmo ambiente, o que compensa qualquer desvantagem em usar essa solução para eles.

Via: Bloomberg, Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções