Créditos: IGN

Emprestado: equipamentos de Babylon's Fall são os mesmos de Final Fantasy XIV

Espera aí, não é o que parece

Preciso começar com aquela piada: pode copiar, mas não faz igual. Babylon's Fall é um RPG de ação com coop online desenvolvido pela Square Enix e Platinum Games. O jogo esteve em beta fechado e os jogadores notaram semelhanças com Final Fantasy XIV e aqui não entra a frase "qualquer semelhança é mera coincidência", pois os produtores dos dois jogos trabalharam juntos.

Depois que tudo isso veio à tona, os desenvolvedores resolveram explicar o que acontece com as semelhanças entre ambos os jogos. "Gostaríamos de falar sobre algumas preocupações em relação a aparência visual dos equipamentos em Babylon's Fall, que foram apontadas pelos participantes da fase 3 do beta fechado", diz o site oficial.

Yosuke Saito, produtor de Babylon's Fall diz que, "indo direto ao ponto: sim, o jogo contém dados de equipamentos e emotes emprestados de Final Fantasy XIV". Ele conta que quando apresentou a ideia do jogo para a Square Enix, Naoki Yoshida, produtor e diretor de Final Fantasy XIV estava na reunião e se ofereceu para ajudar, foi assim que o jogo começou a existir.

"Quando apresentei a ideia de Babylon's Fall em reunião, Yoshida estava lá e ofereceu sua ajuda e respondi 'sim, por favor'. Foi assim que o plano veio a surgir. Nós então, cuidadosamente, implementamos os dados enquanto coordenávamos tudo de perto com o time de Final Fantasy XIV", conta Saito. Ele conta que, ao pegar os dados emprestados, o jogo pôde ter uma variedade bem maior de equipamentos e emotes do que o que foi planejado inicialmente.

- Continua após a publicidade -

"Para deixar claro, os visuais da maioria dos equipamento que os jogodares devem obter são únicos de Babylon's Fall. Os dados emprestados de Final Fantasy XIV foram usados nos equipamento na introdução até metade do jogo, e é por isso que eles estiveram tão presente no beta fechado", conta o produtor de Babylon's Fall.

Já Naoki Yoshida conta: Quando soube dos planos do Sr. Saito para Babylon's Fall, eu pensei comigo: 'ah, então ele tá fazendo um jogo hardcore de ação com hack 'n' slash. Eu tô meio que com inveja". O diretor de Final Fantasy XIV segue dizendo que a preparação de um jogo desse tipo é difícil, já que ele se torna mais divertido quando uma variedade de itens e equipamentos estão disponíveis.

Por ser uma nova IP, Babylon's Fall não teve um "orçamento infinito". "Eu mesmo sou fã de jogos online, um gamer e um desenvolvedor. É por isso que não poderia ficar mais feliz em ver o sucesso do jogo e vê-lo revigorar os jogos online japoneses trazendo mais jogadores para o gênero", comenta Yoshida.

- Continua após a publicidade -

"Então eu disse: 'Vamos usar os assets de FFXIV também. Nós temos tanto, seria uma pena limitá-los somente ao FFXIV', e foi assim que tudo começou", conta Naoki Yoshida. Ambos os desenvolvedores pedem para que os jogadores aguardem ansiosos pela versão de Babylon's Fall.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Square Enix
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.