Créditos: Divulgação/Intel

Placas de vídeo Intel Arc devem ter uma nova geração a cada ano

Série de GPUs Druid chegaria até 2025, trazendo promessa de competição no segmento high-end

O lançamento de novas gerações de placas de vídeo a cada ano era praticamente uma regra no mercado de GPUs, tanto para a NVIDIA quanto para a AMD. O ritmo de novidades passou por uma desaceleração recente, por conta da pandemia da COVID-19, que impactou diretamente a cadeia de produção dos componentes. 

Ainda assim, tudo indica que a Intel seguirá a rota clássica com a sua série Intel Arc de GPUs, com uma nova geração por ano pelo menos até 2025. 

Quem corrobora essa informação é Bryce, advogado de comunidade da Intel Arc. Em uma resposta a uma brincadeira no Twitter, que dizia "2025: RTX 6090 Super consumindo 800 W", ele afirmou que "se tudo correr bem, isso será quando a Intel ARC Druid será lançada", apontando a placa como uma alternativa no segmento high-end.

Vale lembrar que a série Intel Arc de placas de vídeo foi anunciada em um roadmap com 4 gerações: Alchemist, Battlemage, Celestial e Druid, contudo sem apontar datas a partir da segunda geração. 

- Continua após a publicidade -

A primeira geração (Alchemist) tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2022 - possivelmente chegando já na CES, com alguns anúncios limitados a modelos de notebooks, seguidos pelos lançamentos das versões Desktop a partir de fevereiro ou março, como noticiamos aqui no Adrenaline

Para 2023, seria a vez da série Battlemage, que utilizará a arquitetura gráfica Xe2 HPG. A geração de 2024 seria a Intel Arc Celestial, com arquitetura Xe3 HPG. Já a versão Druid, em 2025, será uma grande mudança de chip, trazendo uma nova arquitetura Xe Next. 

O que vem depois do Druida?

Ainda é cedo para prever o que acontecerá no mercado de GPUs até o ano de 2026. Há grandes desafios pelo caminho, como cripto mineração, escassez de componentes e a escalada dos preços, que parece não ter fim. 

Por isso, a entrada da nova concorrente Intel no segmento pode trazer investimentos importantes em novas fábricas para a produção de chips, além de uma maior competitividade, algo que, como via de regra, favorece os consumidores. 

- Continua após a publicidade -

A Intel já parece estar dando seus primeiros passos no que diz respeito ao projeto das suas futuras GPUs. No Twitter, a empresa faz até teasers, perguntando qual deve ser o nome da geração E, deixando clara a sua intenção em continuar com a mesma nomenclatura ainda pelos próximos anos. 

GPU Intel Arc Alchemist de entrada terá 6 GB de memória GDDR6 por US$ 179

GPU Intel Arc Alchemist de entrada terá 6 GB de memória GDDR6 por US$ 179
Vazamento detalha modelo DG2-128EU, que pode ter desempenho equivalente ou superior ao de uma NVIDIA GeForce GTX 1650 Super

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Twitter/Bryce_GfxDriverGuru
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.