Créditos: Bandai Namco

PS4 e Xbox One tem dificuldade em manter 30 FPS em beta de Elden Ring

Já o PS5 e Xbox Series X se esforçam para alcançar 60 FPS

Que Elden Ring é o jogo mais aguardado atualmente, isso já está mais do que claro. Para atiçar a fiel fanbase, a From Software disponibilizou um teste de rede que aconteceu por três dias recentemente para consoles. O Digital Foundry analisou a fundo em cada uma das gerações. Inclusive o canal enfatiza que Elden Ring é um jogo "crossgen", então são várias versões diferentes e isso reflete na otimização.

O PlayStation 4 roda o jogo em 1080p a 30 FPS, já o Xbox One entrega 900p também a 30 FPS. Se formos comparar presets gráficos, como acontece no PC, o Xbox One base entrega algo perto da qualidade mínima. A diferença mais notável é a densidade na folhagem. O console mais fraco da Microsoft mostra um Elden Ring com a grama bem "roçada/capinada". Isso me lembra como o PS3 tinha dificuldade de lidar com grama, comparado com o Xbox 360.

A versão de Xbox One também oferece texturas e sombras em menor qualidade, além de algumas "piscadas" nas folhagens de algumas árvores. Em um dado momento, o vídeo mostra que os inimigos estão em um frame rate menor do que os 30 FPS, o que é muito estranho. Já comparando o PS4 Pro e Xbox One X, o primeiro roda em 1800p através de checkerboard, apresentando menos detalhes que a resolução dinâmica variando entre 1512p e 1800p do Xbox One X.

Comparando com a atual geração, mesmo que o Xbox One X chegue a 1800p, os 1440p do Xbox Series S oferece qualidade superior, além de mais grama, já que isso é fácil de ser percebido. O Digital Foundry mostra que ambos consoles base têm certa dificuldade em manter os 30 FPS e Thomas Morgan, apresentador do vídeo, diz que a experiência é parecida com Bloodborne no PS4 base. A situação é um pouco pior no Xbox One, com quedas para menos de 25 FPS.

- Continua após a publicidade -

Nos consoles melhorados, o PS4 Pro e Xbox One X rodam Elden Ring com os quadros destravados. Ambos oscilam entre 30 e 40 facilmente, mas o console da Sony conta com melhores resultados em geral. Um outro teste na atual geração mostra que o Series X e PS5 tem bastante dificuldade em manter 60 FPS no modo desempenho. Além disso, o modo qualidade também deixa os quadros destravados.

O modo FPS/desempenho do PlayStation 5 traz resolução entre 2688x1512 a 4K, o mesmo acontece no Xbox Series X. Tanto o PS5 quanto o Xbox Series X rodam o jogo em 4K fixo no modo qualidade. O Series S mantém 1440p a 30 FPS nesse modo e varia entre 1792x1008 a 1440p no modo FPS. Na nova geração, independente do modo, os consoles passam por dificuldades para chegar a 60 FPS.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Eurogamer
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.