Créditos: NVIDIA

Antes da NVIDIA, modder adiciona 12GB de memória em uma GeForce RTX 2060

Ele já havia modificado a RTX 3070 e RTX 2080 Ti com mais VRAM

A GeForce RTX 2060 12GB é a solução da NVIDIA para as placas de entrada da AMD baseadas em RDNA 2. Fontes do canal Moore's Law is Dead dizem que possíveis RTX 3050 ou 3050 Ti não fariam frente as Radeon RX 6000 de entrada. Antes do lançamento oficial, uma pessoa já tem uma RTX 2060 12GB desenvolvida por ela mesma. O modder russo VIK-on adiantou o serviço e já tem o seu próprio modelo.

O modelo padrão da RTX 2060 conta com 6GB 192-bit operando a 14Gbps. O modder usou módulos da Samsung com o dobro de capacidade, 2GB por módulo, também operando a 14Gbps. O GPU-Z reconheceu o feito mostrando 12288MB de capacidade de memória de vídeo. O modelo modificado por VIK-on foi uma Asus RTX 2060 Turbo. O modder é conhecido também por ter modificado a RTX 3070 com 16GB e RTX 2080 Ti com 22GB.

Parece até simples trocar módulos de 1GB por 2GB, mas a limitação em suporte de módulos específicos, que muda de projeto pra projeto, dificulta uma modificação como essa. O modder russo é especialista em reparo de placas de vídeo e esse modelo era uma placa precisando de reparo, então, no fim das contas, ele fez mais do que um simples reparo.

O modder não realizou nenhum teste com jogos, o que é uma pena. Ele focou em mineração de Ethereum e no benchmark Unigine Superposition. Nesses cenários, a RTX 2060 12GB teve praticamente os mesmo resultados alcançados pelo modelo base de 6GB. Segundo o Videocardz, a placa de vídeo modificada foi enviada para o canal, também russo, Pro Hi-Tech, para testes mais detalhados. De acordo com os últimos rumores, a RTX 2060 12GB deve chegar agora em dezembro.

- Continua após a publicidade -

Não é novidade ver que, em geral, o aumento de VRAM, mantendo a mesma frequência de operação e largura de banda, não iria oferecer nenhum acréscimo de desempenho. Porém em jogos que demandam bastante memória de vídeo, poderemos ver um melhor uso dessa modificação. Embora o "sweetspot" da RTX 2060 seja o 1080p com qualidade máxima em jogos AAA atuais, ela consegue encarar muita coisa ainda em 1440p e até brinca em 4K. Os 12GB com certeza irão garantir uma sobrevida com as texturas dos grandes títulos sendo cada vez maiores.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.