Índice do Artigo

Nintendo

Cartucho poderoso faz com que Game Boy Advance rode jogos de PlayStation

Cartucho poderoso faz com que Game Boy Advance rode jogos de PlayStation
Créditos: YouTube/Rodrigo Alfonso

O Game Boy Advance, famoso GBA, está entre os consoles mais vendidos da Nintendo. O portátil completou 20 anos e tem uma biblioteca com muitos títulos relevantes. Agora imagine se ele recebesse os icônicos jogos de PlayStation (1). Isso hoje é possível graças a mods como esse do Rodrigo Alfonso.

É claro que o hardware do Game Boy Advance não tem poder de fogo para lidar com todo o processamento necessário para jogos 3D como os de PS1, mas Rodrigo tornou isso possível. Ele nem precisou modificar muito o hardware do GBA, ele simplesmente configurou um emulador de PS1 rodando em um Raspberry Pi 3 e colocou tudo dentro de uma “fita”. No fim das contas, o console portátil exibe a imagem e empresta seus controles para os jogos de PlayStation.

Essa “fita” é muito mais do que o que o console suportava normalmente. Basta dar uma olhada no vídeo de tutorial apresentando a criação do sistema extra do GBA para ver que, no fim, fica como se fosse um controle de Nintendo 64 equipado com um Rumble Pack. O mod não é simplesmente acoplar um outro sistema, Rodrigo também fez overclock no CPU do GBA para garantir uma maior estabilidade, mesmo que ele tenha dito que isso é opcional.

Além disso, o modder instalou uma tela retroiluminada, já que a tela original de Game boy Advance não é capaz de gerar iluminação. Todo o processo envolve muitos furos, soldas e configurações. O emulador de PlayStation é o mais pesado no sistema, mas ele também configurou emuladores de Super Nintendo e Mega Drive para rodar no GBA modificado.

A experiência é legal, mas é mais pela graça do experimento em si, do que ser algo realmente útil. Os controles do GBA seriam um fator limitante importante ao jogar títulos do PS1. Embora ele tenha mostrado Spyro the Dragon e Crash Bandicoot, ambos são jogos simples de plataforma 3D. Pensa só como seria jogar um Metal Gear Solid da vida.

Via: Gizmodo, YouTube/Rodrigo Alfonso

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções