Créditos: Créditos: Pichau Arena

AMD e Intel têm queda no volume de GPUs entregues, enquanto NVIDIA cresceu 8%

Dados divulgados dizem respeito ao terceiro trimestre deste ano

As remessas de GPUs para PC diminuíram -18,2% sequencialmente em relação ao último trimestre deste ano. De acordo com a Jon Peddie Research, empresa que publica relatórios sobre o mercado de hardware para PCs para jogos, as remessas de placas gráficas AMD e Intel diminuíram, respectivamente, 11% e 26%. A NVIDIA, no entanto, apresentou um aumento de 8% em relação ao trimestre anterior. 

Segundo as informações divulgadas na última segunda-feira (22) pela JPR, a participação geral de mercado da Intel diminuiu no último trimestre cerca de -6,2%. Enquanto isso, AMD e NVIDIA aumentaram suas participações 1,4% e 4,86%, respectivamente.

A Intel, no entanto, segue representando a maior fatia do mercado, com aproximadamente 62%, conforme indica o gráfico abaixo produzido pela JPR.  

 Perspectivas

Segundo o relatório da Jon Peddie Research, as GPUs devem ter uma taxa composta de crescimento anual de -1,1%, durante o período 2020/2025, atingindo uma base de 3.249 milhões de unidades instaladas ao final do período. 

No terceiro trimestre, a estimativa é de que os processadores gráficos atingiram mais de 100 milhões de unidades distribuídas. A tendência é de que nos próximos cinco anos, a entrada das dGPUs nos PC atinja os 31%.  

Em geral, o terceiro trimestre do ano costuma ser mais forte do que o segundo. No entanto, a pandemia e as situações econômicas de diversos países influenciaram para que este tivesse uma média de remessas gerais reduzidas em -18,2% em relação ao trimestre anterior. Isso está abaixo da média dos últimos dez anos, que é de -5,2%.

- Continua após a publicidade -

Pesquisa Adrenaline: Marcas preferidas de hardware e periféricos de 2021!

Pesquisa Adrenaline: Marcas preferidas de hardware e periféricos de 2021!
Chegou o momento de nos atualizarmos sobre as preferências e opiniões dos nossos usuários sobre as principais marcas do setor

Preços e disponibilidade 

A pandemia, além de outros fatores, influenciou negativamente tanto no preço, quanto na disponibilidade de GPUs no mercado. Recentemente, foi divulgado que o preço das placas de vídeo AMD e NVIDIA estavam 83% acima do preço recomendado pelas fabricantes

Além disso, em setembro, informações revelaram que a disponibilidade de placas no mês foi a menor do ano de 2021. Isso, por consequência, levou a um aumento ainda maior no preço dos dispositivos. 

Se você pretende aproveitar a Black Friday para adquirir a placa de vídeo para o seu setup, confira o post abaixo e fique ligado aqui no Adrenaline

Guia de Black Friday - Placa de vídeo

Guia de Black Friday - Placa de vídeo
Como escolher o GPU para sua necessidade!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz Fonte: Jon Peddie Research
  • Redator: Andre Bassani

    Andre Bassani

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.