Índice do Artigo

Intel

Gigabyte resolve de forma simples problema do DRM em CPUs Alder Lake

Gigabyte resolve de forma simples problema do DRM em CPUs Alder Lake
Créditos: GIGABYTE

A GIGABYTE lançou um aplicativo plug-n-play que desativa núcleos de eficiência das placas Z690, conseguindo solucionar problema de DRM como a Denuvo que barrava o funcionamento inclusive de jogos novos nas CPUs Alder Lake.

Os processadores de 12a geração da Intel introduziram a nova arquitetura de núcleos híbridos, buscando entregar melhor otimização energética e maior desempenho. Similar ao padrão big.LITTLE dos processadores ARM para dispositivos móveis, os CPUs Alder Lake contam com núcleos P-Golden Cove voltados para desempenho, e núcleos E-Gracemont, voltados para eficiência computacional. Entretanto, como muitas ferramentas DRM anti-pirataria de jogos utilizam validação de hardware, a combinação de núcleos P e núcleos E gera conflito em softwares como o Denuvo, que acaba impedindo os jogos de rodarem nos novos processadores Intel.

Créditos: Tom’s Hardware

Uma solução paliativa que resolve esse problema até que as desenvolvedoras de ferramentas DRM atualizem seus programas é desativar via BIOS os núcleos de eficiência. Claramente essa não é uma medida ideal, já que o novo i5 12600K de 10 núcleos (6P+4E) e 16 threads, por exemplo, passa a operar como 6p/12, já que os núcleos E-Gracemont estão desativados. Além disso, acessar a BIOS todas as vezes que o usuário quiser jogar é um trabalho nada agradável, especialmente por não ser fácil para muitos usuários.

Créditos: Gigabyte

A GIGABYTE resolveu esse problema de maneira bem simples, ao criar um software extremamente leve e plug-n-play que com um clique ativa ou desativa os núcleos de eficiência, e facilitando bastante esse processo até que os softwares anti-pirataria implementem a validação dos CPUs Alder Lake.

YouTube video

A grande maioria dos jogos utiliza majoritariamente os núcleos P, e não se beneficia muito dos núcleos de eficiência estarem ou não ativados, mas a solução pode prejudicar jogadores que estejam transmitindo suas partidas, por exemplo.

A Denuvo já liberou uma atualização do seu software de DRM antes mesmo do lançamento oficial dos processadores Alder Lake no início do mês, mas alguns títulos ainda apresentam problemas. A solução de desativar os núcleos E não resolve permanentemente, apesar de facilitar o processo, mas por enquanto só está disponível para as placas chipset Z690 da GIGABYTE e pode ser baixado aqui.

Via: Tom’s HARDWARE, Tech Power UP

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções