Créditos: Reprodução/Nvidia

Placas de vídeo AMD Radeon 6000 e GeForce RTX 30 custam o dobro do lançamento

Após um ano de lançamento, a linha as placas RDNA2 ou Ampere não encontram-se no valor de lançamento.
Por Mateus Lecchi 22/11/2021 11:30 | atualizado 22/11/2021 13:31 Comentários Reportar erro

Em um compilado de preços, reunido pelos portais 3DCenter e HardwareUnboxed, mostra que os valores praticados no mercado de placa de vídeos, estão em média duas vezes mais caros que o preço de lançamento. Na Europa , especificamente na Alemanha e na Áustria, as placas de vídeo GeForce RTX 30, neste mês, têm um preço médio mais alto em comparação com o mês de outubro. Ao mesmo tempo, placas da AMD da linha Radeon RX 6000 tiveram uma pequena redução de preço, mas apenas porque os varejistas receberam uma nova remessa de Radeon RX 6800 (não XT), que fez com que o preço médio baixasse. De toda forma, esta ainda é uma tendência de alta ou preços semelhantes aos de outubro.

As placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 30, por outro lado, são agora 95% mais caras do que o preço sugerido de lançamento (MSRP na sigla em inglês) nesses dois países europeus, o que é ainda mais alto do que o preço médio das placas Radeon RDNA2 pela primeira vez desde julho. A RTX 3080, por exemplo, está agora atingindo o preço médio de 1500 EUR, que é mais do que o dobro do preço sugerido de lançamento de 719 euros.


O último relatório da HardwareUnboxed mostra placas de vídeo modelos RTX 30 com um aumento de preço em outubro. Quase todos as placas, com exceção do RTX 3080 Ti, agora são duas vezes mais caras do que o preço de lançamento. As variantes Ti, que são lançadas com preço maior, também continuam recebendo preços mais altos mês a mês, agora chegando a 60% acima do preço de lançamento. Em média, as placas RTX 30 no eBay estão 113% mais caras do que o preço de lançamento e, sofreram um aumento de 6% de outubro pra cá.

Preços da NVIDIA RTX 30 no eBay / Créditos: HardwareUnboxed (Clique para aumentar)

A situação das AMDs RX 6000 não é animadora, o que significa que todas as placas estão ainda mais caras do que em outubro. Em média, as placas RX 6000 custam o dobro de seu valor de lançamento e sofreram, em média, aumento de 9% ao mês.

- Continua após a publicidade -

Preços do AMD RX 6000 no eBay / Créditos: HardwareUnboxed (Clique para aumentar)

Embora ambos os portais concordam que a disponibilidade não é um problema, já que as placas de vídeo estão em estoque e sendo enviadas, encontrá-las no preço de lançamento, sem que seja em um venda casada, não é uma tarefa fácil. Os varejistas estão relutantes em reduzir suas margens, sabendo que os distribuidores e fabricantes de placas gráficas não estão interessados em reduzir seus próprios preços de lançamento sugeridos. Afinal, o preço das “montadoras” (AIB) tem muito pouco a ver com o MSRP da AMD e NVIDIA. O valor crescente das criptomoedas, como Ethereum e a próxima temporada de compras de fim de ano, definitivamente não vai ajudar o mercado de GPU a melhorar em termos de preço. Continuamos a lamentar...

NVIDIA tem receita recorde de US$ 7,1 bilhões no terceiro trimestre

NVIDIA tem receita recorde de US$ 7,1 bilhões no terceiro trimestre
Resultado foi impulsionado em especial pela divisão de Data Centers e pelo setor de Jogos, que teve alta de 42% em relação ao ano anterior

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.