Créditos: IGN

Diretor da Platinum Games pede desculpas pelo cancelamento de ScaleBound

"Nós não tínhamos o know-how necessário para criar um jogo baseado em funcionalidades online"

O diretor da PlatinumGames, Hideki Kamiya, se desculpou publicamente pelo cancelamento de Scalebound, jogo que foi apresentado como exclusivo do Xbox One durante a E3 2014 e fez parte do material promocional do console por anos.

Kamia deu uma entrevista ao canal do YouTube Cutscenes onde se desculpou publicamente em nome da PlatinumGames tanto com a Microsoft quanto com a comunidade de jogadores, assumindo a responsabilidade pelo cancelamento do jogo de dragões exclusivo do Xbox One. Falando francamente, o diretor da PlatinumGames assumiu que a desenvolvedora "não era experiente o suficiente".

A PlatinumGames é responsável por títulos como BayonettaNieR:AutomataAstral Chain, que mesmo sendo excelentes, são jogos single-player e praticamente sem  qualquer componente online, enquanto uma das promessas de Scalebound era um componente online robusto. Além disso, segundo Kamia, a equipe não estava acostumada a desenvolver em Unreal Engine e essa combinação de elementos novos para o estúdio geraram pressão e desafios enormes para a equipe de desenvolvimento.

"Nós estávamos trabalhando em um ambiente com o qual não estávamos acostumados. Nós estávamos desenvolvendo em Unreal Engine. Nós não tínhamos o conhecimento necessário para criar um jogo totalmente baseado em elementos online. Os obstáculos que tínhamos que superar eram muito grandes.

- Continua após a publicidade -

Nós não tínhamos experiência suficiente e não conseguimos superar aquela barreira, levando ao que acabou acontecendo. Eu peço desculpas aos jogadores que estavam ansiosos [por Scalebound], e mais ainda eu peço desculpas à Microsoft, que depositou em nós sua confiança como parceiros de negócios. Eu quero me desculpar tanto como criador quanto como membro da PlatinumGames."

Hideki Kamiya

Apesar de serem aguas passadas, inclusive segundo o próprio Phill Spencer, até o momento pouco se sabia sobre o desenvolvimento de Scalebound. O jogo foi anunciado durante a E3 2014 como exclusivo do Xbox One e por anos marcou presença nos materiais promocionais do console, inclusive dentro dos escritórios da Microsoft.

Créditos: IGN

- Continua após a publicidade -

O jogo acabou sendo cancelado no início de 2017 e, de acordo com o site Eurogamer, o desenvolvimento sofreu um baque no terceiro trimestre de 2016 quando diversos membros seniors da equipe de desenvolvimento foram obrigados a se afastar do projeto por um mês devido a carga de trabalho excedente. Com vários prazos atrasados e ainda muitos problemas com o desenvolvimento no Unreal Engine Microsoft e PlatinumGames optaram por descontinuar o projeto.

"Não não tínhamos o conhecimento necessário para criar um jogo totalmente baseado em elementos online. Os obstáculos que tínhamos que superar eram muito grandes"

Em 2020, Phill Spencer comentou em entrevista ao site IGN que Scalebound era algo que já estava superado por todos os envolvidos, mas também reiterou que se arrepende da maneira como a Microsoft abordou a questão de utilizar títulos incertos em materiais promocionais com campanhas ostensivas. Vale lembrar que Fable Legends também recebeu muitos holofotes pelo marketing da empresa e acabou engavetado em março de 2016, resultando inclusive no fechamento da Lionhead Studios.

Desde então a PlatinumGames, por sua vez, lançou NieR:Automata, talvez um dos títulos mais famosos da série Drakengard de Yoko Taro, Astral Chain, jogo exclusivo do Nintendo Switch que traz um cenário futurista e apocalíptico com jogabilidade frenética, marca característica da Platinum, e Bayonetta 3 chega em 2022 ao console híbrido da Nintendo.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Eurogamer, IGN
Assuntos
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas.Instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disquetes. Nas horas vagas faço streams na Twitch jogando jogos que ninguém se importa e falando coisas que ninguém pediu pra ouvir twitch.tv/DanielTPC

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.