Créditos: Divulgação/NVIDIA

NVIDIA tem receita recorde de US$ 7,1 bilhões no terceiro trimestre

Resultado foi impulsionado em especial pela divisão de Data Centers e pelo setor de Jogos, que teve alta de 42% em relação ao ano anterior

Nesta quinta-feira (18), a NVIDIA publicou o balanço referente ao terceiro trimestre, encerrado em 31 de outubro de 2021. A receita anunciada foi de US$ 7,10 bilhões, valor que representa um aumento de 50% em relação ao ano anterior e de 9% quando comparado ao trimestre anterior. 

De acordo com a empresa, os setores que mais cresceram no período foram o de Games, de Data Centers e de visualização profissional.

Jensen Huang, CEO e fundador da NVIDIA, comemorou o resultado afirmando que “O terceiro trimestre foi excelente e com receita recorde”. Ele destacou o aumento da demanda pela tecnologia NVIDIA IA, atualmente utilizada por mais de 25 mil empresas mundialmente. Ele também enfatizou o papel da tecnologia de Ray Tracing para setores como jogos, criação de conteúdo e design. 

Setor de Games tem alta expressiva

O setor de games foi um dos grandes responsáveis pelo salto de receita, tendo gerado US$ 3,22 bilhões ao todo. Isso representa um um aumento de 42% em relação ao mesmo período do ano de 2020 e 5% em comparação ao trimestre anterior.

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Vale destacar que a NVIDIA tem trabalhado intensamente no marketing e na implementação dos recursos relacionados a Ray Tracing e DLSS nos lançamentos mais recentes, citando títulos como Guardiões da Galáxia da Marvel, Battlefield 2042 e Dying Light 2 no relatório. 

Além destes, a NVIDIA fez menção também a God of War, antes exclusivo para PlayStation 4, que chegará com gráficos aprimorados no PC e recursos específicos para a plataforma. Confira o trailer de anúncio:

Data centers também sobem

No período, o setor de Data Center da NVIDIA Enterprise alcançou um recorde de US$ 2,94 bilhões, o que representa um aumento de 24% sobre o último trimestre e 55% a mais que no mesmo período do ano passado. Em sua publicação, a NVIDIA destacou os seguintes avanços na área:

  • Planos para a construção do o Earth-2, um supercomputador de IA dedicado a lidar com a crise global da mudança climática
  • Lançamento do NVIDIA AI Enterprise, um pacote de software abrangente de ferramentas e estruturas de IA que permite a empresas que executam o VMware vSphere virtualizar cargas de trabalho de IA em sistemas certificados pela NVIDIA
  • O NVIDIA LaunchPad foi expandido e fornece acesso imediato a software otimizado em execução em infraestrutura acelerada, da América do Norte a nove locais globais
  • Colaboração envolvendo NVIDIA Megatron-LM e Microsoft DeepSpeed para criar um sistema paralelo 3D eficiente e escalonável, capaz de combinar dados, pipeline e paralelismo baseado em tensor-slice
  • Colaboração com a VMware, suportando testes de VMware vSphere com Tanzu na plataforma NVIDIA AI Enterprise
  • Divulgou que o maior supercomputador baseado em GPU do Laboratório Nacional de Argonne, do Departamento de Energia dos EUA, Polaris, será executado na plataforma de computação acelerada da NVIDIA e será capaz de atingir quase 1,4 exaflops de desempenho de IA

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De olho no Omniverso e em outras oportunidades

Um dos temas abordados durante a GTC foi o Omniverso. A empresa também acompanha de perto as recentes tendências para a criação do Metaverso combinando fatores reais e a mais avançada tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada. 

O Omniverso em específico está sendo estruturado para permitir a interação profissional, a exemplo de design colaborativo, teleatendimento e videoconferência. Huang também afirmou que essas tecnologias têm potencial para revolucionar diversos setores que conhecemos, como o da medicina. 

Além dos pontos elencados até aqui, a NVIDIA ainda mencionou a participação do GeForce NOW, plataforma de jogos por streaming que concorre diretamente com o xCloud, da Microsoft. 

Por fim, foram registrados os recentes avanços nas áreas de visualização profissional (com receita de US$ 577 milhões, 144% a mais que no ano anterior) e automotiva, que alcançou a marca de US$ 135 milhões, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

Os lançamentos mais recentes anunciados durante a última GTC foram o NVIDIA DRIVE Orin - que está sendo usado pela empresa de caminhões autônoma Kodiak Robotics e pela montadora Lotus - e o NVIDIA Omniverse Enterprise, agora com disponibilidade geral.

Segundo o release, a NVIDIA pagou dividendos trimestrais de US$ 100 milhões no terceiro trimestre. A perspectiva para o quarto trimestre fiscal de 2022 é de atingir uma receita de US$ 7,40 bilhões. Acesse aqui o balanço completo do terceiro trimestre do ano fiscal 2022.

Veja as tecnologias da NVIDIA que chegam a Battlefield 2042, GTA: The Trilogy e Bright Memory: Infinite

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O destaque fica para Bright Memory: Infinite com vários efeitos aplicados

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Fonte: NVIDIA
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

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