
Brasil é o quarto país que mais vende computadores
No ano de 2010, foram vendidos 23,5% mais computadores em relação a 2009, totalizando 13,7 milhões de unidades. Com esse número, o país ocupa a quarta posição no ranking mundial dos que mais vendem PCs no mundo, atrÁs dos Estados Unidos, da China e do Japão.
Os dados são do estudo Brazil Quarterly PC Tracker, da IDC Brasil. A pesquisa ainda indica que os desktops foram responsÁveis pela maior parte das vendas, em uma relação de 55% contra 45% dos laptops.
Somente no último trimestre do ano, foram comercializados 3,6 milhões de equipamentos. No entanto, esse período não foi o melhor do ano. "O quarto trimestre de 2010 mostrou um cenÁrio diferente do que víamos no passado, quando eram vendidos mais computadores por conta do Natal", afirma Luciano Crippa, gerente de pesquisas da IDC. "Com a antecipação do varejo nas compras de final de ano, o terceiro trimestre de 2010 foi mais forte. Mesmo assim, os números apontam um crescimento de 15% com relação aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2009", aponta.
Ainda de acordo com Crippa, os tablets não foram incluídos nas estatísticas, mas venderam cerca de 100 mil unidades e devem influenciar o segmento dos computadores. "Definitivamente, o mercado de PCs serÁ impactado pela venda de tablets, principalmente quando observarmos os netbooks. Basta olharmos para os produtos apresentados na CES e MWC, eventos ocorridos agora no primeiro trimestre de 2011", conclui.
Qual os planos para hardware esse ano?