Créditos: Intel

Intel Sapphire Rapids terá 64 GB de memória HBM2e

Novos processadores poderão ser utilizados sem memória RAM instalada

A Intel anunciou na Supercomputing 2021 que os próximos processadores Sapphire Rapids da empresa virão com até 64 GB de memória HBM2e e também apontou parcerias para desenvolvimento no lado da plataforma, para trazer sistemas OEM para o mercado com chips Sapphire Rapids e Ponte Vecchio. A Intel também revelou que as GPUs Ponte Vecchio vêm com 408 MB de cache L2 e memória HBM2e e que os próximos dois supercomputadores ExaFLOP Aurora virão com 54.000 GPUs Ponte Vecchio e com 18.000 processadores Sapphire Rapids. 

A Intel já mostrou sua visão geral de sua plataforma Sapphire Rapids, incluindo que alguns modelos virão com memória HBM no pacote, mas sem dar mais detalhes. No evento a empresa finalmente revelou que os chips suportam até 64 GB de HBM2e, um tipo de memória que vem com até 410 GB/s de largura de banda por pilha de chips, distribuídos em quatro pacotes. Isso significa que podemos ver até um pico teórico de 1,6 TBps de taxa de transferência. Cada pacote HBM2E, consistindo de oito matrizes de 16 Gb (8-Hi), é conectado a uma matriz dos chips Sapphire Rapid de quatro blocos. Esta memória está no pacote sob o dissipador de calor. 

Os processadores Sapphire Rapids virão com a  arquitetura Golden Cove feitas no processo Intel 7 (10nm). Além disso, os chips também suportam Intel Advanced Matrix eXtensions (AMX) para melhorar o desempenho em cargas de trabalho de treinamento e inferência. Ao todo, os chips Sapphire Rapids vêm com até 64 GB de memória HBM2e, oito canais de DDR5, PCIe 5.0 e suporte para memória Optane e CXL 1.1, o que significa que eles têm uma lista completa de tecnologia de conectividade para enfrentar os futuros Epyc Milan da AMD, virão com uma abordagem diferente para aumentar a capacidade de memória.

- Continua após a publicidade -

Embora a Intel tenha optado pelo HBM2e nos processadores Sapphire Rapids, a AMD decidiu aumentar a capacidade L3 usando a tecnologia de ligação híbrida para fornecer até 768 MB de cache L3 por chip. Os Sapphire Rapids também lutarão com os próximos chips Zen 4 de 96 núcleos de nome Genoa e os de 128 núcleos com nome Bergamo da AMD, ambos fabricados no processo de 5nm da TSMC. Esses chips também suportam interfaces DDR5, PCIe 5.0 e CXL. 

A Intel afirma que os Sapphire Rapids estarão disponíveis para todos os seus clientes. Os modelos equipados com HBM chegarão ao mercado um pouco mais tarde do que as variantes sem HBM, levando em consideração a escassez de chips que a indústria vive. 

Possibilidade de usar sem memória RAM

O chip Sapphire Rapids vem como quatro blocos que são interconectados por meio de conexões EMIB, sendo reconhecido pelo sistema como um monolítico. Os modelos equipados com HBM podem funcionar sem nenhuma DRAM presente ou com ambos os tipos de memória. O chip também pode ser subdividido em quatro nós NUMA diferentes usando Sub-Numa Clustering (SNC).

- Continua após a publicidade -

O processador expõe a memória HBM em três modos diferentes: HBM-Only, Flat Mode e Cache Mode. O modo 'HBM-Only' permite que o chip funcione sem qualquer DRAM no sistema, e os sistemas e softwares existentes podem funcionar normalmente.

Intel celebra 50 ANOS do processador i4004, primeiro CPU a chegar no mercado

Intel celebra 50 ANOS do processador i4004, primeiro CPU a chegar no mercado
O microprocessador é um dos 4 chips que constituem o conjunto MCS-4

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.