Créditos: ElAnalistaDeBits

Versões de PlayStation de GTA Trilogy Definitive Edition sofrem com má otimização

PS4 Pro e PS5 em modo FPS passam por sufocos

O assunto da vez é a trilogia remasterizada de GTA que saiu para todas as plataformas ontem (11). Já existem toneladas de críticas negativas, compilados de bugs e insatisfação quase que unânime internet afora. Seria bom se os problemas fossem só esses, mas ele vão além e atingem até a otimização dos jogos.

O canal ElAnalistaDeBits já apareceu várias vezes por aqui, e agora ele traz um comparativo entre as versões de GTA Trilogy Definitive Edition para PlayStation 4, PlayStation 4 Pro e PlayStation 5. Os resultados não são muito animadores e vão desde baixas resoluções até inconstâncias no frame rate.

O PlayStation 4, tanto a versão base como a Pro (em modo qualidade), roda os jogos com resolução dinâmica em 972p a 30 FPS. Já o PlayStation 5, no modo qualidade, fica em 1872p a 30 FPS. No modo FPS, o PS4 Pro cai pra 900p com média em 50 FPS e o PS5 vai para 1800p e sobe para 60 FPS. Em relação a qualidade gráfica, a versão da atual geração é bem superior a anterior.

Já sobre desempenho medido em quadros por segundo, nenhum dos consoles e seus modos vão bem. O PS4 sofre travadas com queda para zero quadro por segundo. Todos eles enfrentam quedas, além de muitos elementos brotando e sumindo do cenário o tempo todo. O modo FPS do PS4 Pro é o que mais sofre, chegando a cair para perto de 30 FPS, quando era para estar próximo de 60.

- Continua após a publicidade -

O GTA San Andreas foi o que deu menos trabalho para o PS5, mas em compensação, no Vice City em modo FPS, o poderoso console enfrenta quedas que chegam próximo da casa dos 30 quadros. Por mais fraco que o PS4 base possa ser comparado com os outros consoles, ele ainda consegue se manter mais próximo dos 30 FPS que ele foi feito para entregar.

Pelo que dá que pra perceber no comparativo, somente a versão de PS5 tem nuvens detalhadas no céu, o que é estranho. Algo curioso também é que no momento da comparação de reflexos entre os modos FPS e qualidade no PS5, o modo com menor qualidade gráfica (FPS) apresenta mais reflexos do que o modo que deveria fazer melhor.

Em geral, a versão de PS5, principalmente no modo qualidade, se sai bem melhor em todos os sentidos. O remaster desses jogos não deveriam ser algo que desse tanto trabalho ao PS4 Pro e principalmente ao PS5. Vale lembrar que a trilogia não é barata em nenhuma plataforma com valor mínimo de R$ 300.

- Continua após a publicidade -

Produtor de GTA Trilogy Definitive Edition conta como foi o desenvolvimento dos remasters

Produtor de GTA Trilogy Definitive Edition conta como foi o desenvolvimento dos remasters
Mesmo com mudanças, a ideia era "deixá-los intactos"

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: YouTube/ElAnalistaDeBits
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.