Créditos: New World - Amazon Game Studios

Amazon já estuda fundir servidores de New World em breve

Número médio de jogadores caiu muito poucas semanas após lançamento
Por Daniel Trefilio 08/11/2021 16:55 | atualizado 09/11/2021 05:52 Comentários Reportar erro

O novo MMO da Amazon Games, New World, teve lançamento de sucesso com quase um milhão de jogadores simultâneos nos primeiros dias, mas em pouco mais de um mês número já caiu bruscamente para uma média de 300 mil nas últimas semanas, e Amazon Game Studios já estuda fundir servidores após perído com transferências grátis.

New World foi o jogo mais vendido e um dos mais jogados da Steam durante as primeiras duas semanas de lançamento, mas com um formato que preza por ter uma liberdade extrema de exploração sem muitos objetivos claros ou metas fechadas dentro do jogo, ficando a critério da comunidade decidir como efetivamente jogar, e aparentemente esse tipo de mecânica tem uma vida útil bem curta.

Com a queda brusca de jogadores nas últimas semanas, a Amazon Games já ofereceu um período de transferências gratuitas de servidores, e históricamente falando, isso é um péssimo sinal para MMOs. Tabula Rasa, Wildstar, Rift, Star Wars: The Old Republic, e mesmo World of Warcraft, todos tiveram momentos críticos em que as desenvolvedoras foram obrigadas a liberar transferências gratuitas de servidor, e posteriormente realizar fusões. No caso de World of Warcraft que consiguiu se manter com uma base sólida de fãs, os outros nomes dessa lista foram obrigados a mudar seu formato de monetização para não fechar, e mesmo assim a mudança de estratégia não foi suficiente para alguns deles.

- Continua após a publicidade -

Créditos: RIFT - Trion Worlds

Ainda que Tabula Rasa tenha sido fechado mais por questões de disputa de licenciamento com seu idealizador Richard Garriot (Ultima Online), sua crise e a de Wildstar começaram muito por motivos similares aos de New World. Os jogos eram extremamente ricos em mecânicas de jogo, mas não havia um objetivo claro no lançamento, não havia um conteúdo endgame que justificasse as horas que os jogadores investiram em desenvolver seus personagens, sendo uma progressão rica, divertida, mas vazia. Rift, assim que foi lançado, também sofria desse problema, mas a Trion Worlds foi extremamente ágil, tanto em mudar o formato de acesso ao jogo para Free-to-Play, quanto no desenvolvimento a toque de caixa de conteúdo endgame que conseguisse segurar ao menos parte da base de jogadores.

No caso de Star Wars: The Old Republic nunca faltou conteúdo endgame, mas a queda da base de jogadores se deu muito mais por questões de desempenho, que aos poucos a Bioware conseguiu contornar sem deixar de lado a entrega de novos conteúdos, além de mudar bruscamente o formato de entrega de conteúdo para algo mais genérico.

O principal atrativo do jogo no início era que cada classe tinha uma linha narrativa exclusiva com diálogos totalmente narrados, resultando em 8 histórias diferentes, logo de saída, o que tomava muito tempo da equipe de desenvolvimento. Com a chegada de novas expansões isso mudou para quests mais genéricas, na mesma linha de World of Warcraft. Isso associado ao novo formato de monetização garantiu que o jogo continue vivo e sem previsão de encerrar as atividades se depender da Bioware.

- Continua após a publicidade -

Créditos: New World

Mesmo com a fusão de servidores planejada ainda é muito cedo para dizer qual o destino de New World, que está disponível na Steam por R$ 75,49 e pode ser jogado também através do GeForce NOW, mas mais que juntar jogadores dentro dos mesmos servidores, a Amazon Game Studios precisa entregar urgentemente uma motivação real para manter os jogadores ativos e engajados.

Como o jogo não é necessariamente caro e nem possui um padrão de assinatura mensal, o desenvolvimento continuado é essencial para que New World ainda tenha uma base de jogadores interessada em comprar novos conteúdos pagos quando eles forem lançados caso a Amazon Games tenha a intenção de manter o MMO ativo por muitos anos como vem acontecendo com WoW e SWTOR.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Gamespot
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas.Instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disquetes. Nas horas vagas faço streams na Twitch jogando jogos que ninguém se importa e falando coisas que ninguém pediu pra ouvir twitch.tv/DanielTPC

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.