Créditos: Reprodução/AMD

Zen 4 Dense pode ser a resposta da AMD à tecnologia Intel Hybrid

Leaker detalha informações das próximas gerações de CPUs AMD, incluindo arquiteturas Zen 4D e Zen 5

A Intel está se preparando para o lançamento oficial da 12ª geração de processadores Intel Core, também conhecida como Alder Lake. 

Além da estreia de tecnologias como PCIe 5.0 e suporte a memórias tipo RAM DDR5, essa nova geração de CPUs se destaca também por fazer uso de dois tipos diferentes de núcleos: de Performance (P-Cores - Golden Cove) e de Eficiência (E-cores - Gracemont).

De acordo com um vídeo publicado pelo canal Moore's Law is Dead (MLD) nesta quinta-feira (04), a rival AMD está se preparando para trilhar um caminho bastante parecido, adotando uma distribuição estilo Big.Little para suas futuras gerações de processadores (mais especificamente a partir do Zen 5). 

O vídeo publicado por MLD trata de dois assuntos em especial, que são os novos vazamentos sobre as arquiteturas AMD Zen 4D e Zen 5. 

Leak de MLD

- Continua após a publicidade -

Zen 4 Dense - uma posta em multi-core

Segundo MLD, o Zen 4 Dense (Zen 4D) seria uma bifurcação da arquitetura Zen 4, reestruturada com um sistema inédito de memória cache, menos recursos e clocks reduzidos. O objetivo por trás dessa simplificação é aumentar a densidade dos chips e ao mesmo tempo diminuir o consumo de energia. 

Apesar de perder um pouco do desempenho para aplicações do tipo single-thread, a arquitetura Zen 4 Dense traria saltos consideráveis em cenários multi-core, uma vez que permitiria a instalação de uma quantidade muito maior de núcleos numa mesma área do die. 

AMD Bergamo com arquitetura Zen 4D?

O primeiro chip a utilizar essa arquitetura Zen 4D seria o “Bergamo”, cujo lançamento está previsto para o segundo quadrimestre (Q2) de 2023. De acordo com as fontes, ele viria com até 16 núcleos por chiplet, podendo chegar a 128 cores (8 chiplets). 

O leaker cita ainda que o número de canais DDR5 ainda não foi confirmado, mas que pode chegar a 12. Outros detalhes do Zen 4D supostamente incluem a remoção (total ou parcial) do suporte às instruções AVX-512 (algo que também parece ter sido problemático para a Intel), embora o suporte a multi-threading (SMT-2) ainda seja uma possibilidade. 

- Continua após a publicidade -

AMD Zen 5, a grande virada

MLD afirma que a arquitetura Zen 5 da AMD está sendo tratada internamente com muito mais empolgação em relação à arquitetura Zen 4. Isso porque ela pode trazer um salto de desempenho de até 40% em relação à arquitetura Zen 4 (com um mínimo previsto de 20%).

O ponto mais curioso é que com o Zen 5 a AMD planeja entrar oficialmente no conceito de Big.Little, isto é, de núcleos de eficiência somados a núcleos de performance. Essa ideia que partiu dos smartphones está vindo com tudo para o cenário desktop e de notebooks, com empresas como Intel e Apple já colocando a ideia em prática. 

Aliás, o canal MLD cita ainda que os núcleos Zen 4D simplificados serão justamente a base para os núcleos de eficiência da arquitetura Zen 5. Ao todo, os processadores viriam com 8 cores de alta performance com arquitetura Zen 5, além de mais 16 cores adicionais do tipo Zen 4D. 

Segundo a fonte, esses chips têm lançamento previsto para o fim de 2023 (Q3), o que deixaria um intervalo de 11 a 14 meses entre o lançamento do Zen 4 e do Zen 5. 

Conforme reportou o site Video Cardz, essa não é a primeira vez que vemos rumores sobre a arquitetura Zen 4D, uma vez que o codinome apareceu em vazamentos das linhas Granite Ridge e Strix Point da AMD. 

AMD alcança um quarto do mercado de CPUs x86, segundo melhor resultado desde 2006

AMD alcança um quarto do mercado de CPUs x86, segundo melhor resultado desde 2006
Ryzen segue deixando sua marca na história deste segmento

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Video Cardz Fonte: Moore's Law is Dead
Tags
amd
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.