Créditos: Nintendo

Nintendo Switch vendeu mais de 92 milhões de unidades

Console está cada vez mais próximo de ultrapassar o Nintendo Wii
Por Daniel Trefilio 04/11/2021 13:10 | atualizado 04/11/2021 13:17 Comentários Reportar erro

De acordo com o último relatório fiscal, o Nintendo Switch já alcançou 92,87 milhões de unidades vendidas, menos de 10 milhões de diferença do Nintendo Wii, console doméstico de mesa mais vendido da Nintendo. Um dos fatores importantes de serem levados em consideração é que o Nintendo Switch é mais que um console doméstico, mas é também um portátil, garantindo ao console um status quase de item pessoal, como smartphones.

O Nintendo Switch foi lançado em 03 de março de 2017 em meio a um certo ceticismo após ter sido anunciado como um console híbrido, em que sería possível jogar 100% em modo portátil, ou acoplado a um dock HDMI que faria upscale da resolução nativa de 720p para 1080p. O mercado estava inseguro com a iniciativa da Nintendo após o fracasso do Wii U que trazia uma proposta similar com o gamepad do Wii U, e o Nintendo Switch tem design muito similar ao acessório do console doméstico da Nintendo que pior vendeu tanto hardware, com 13,56 milhões de unidades, quanto em jogos com 103,43 milhões, metade do que o GameCube vendeu.

Console Hardware Vendidos (milhões) Jogos Vendidos (milhões)
Wii 101.63 921.85
Nintendo Switch 92.87 681.00
NES 61.91 500.01
SNES 49.10 379.06
Nintendo 64 32.93 224.97
GameCube 21.74 208.57
Wii U 13.56 103.42

Com catálogo inicial que contava com muitos relançamentos de jogos que haviam ficado reféns do fracasso do Wii U, o Nintendo Switch apostou pesado em The Legend of Zelda: Breath of the Wild como jogo de lançamento, dedicando um stand na E3 de 2016 que até hoje é considerado um dos mais impressionantes que a feira já viu. Além disso, o marketing da Nintendo investiu pesado em dois pontos importantes, que até hoje são a principal justificativa para se recomendar o Nintendo Switch para qualquer pessoa que goste de jogos.

O primeiro e principal deles é a portabilidade, sendo possível jogar todos os seus títulos em modo portátil, maioria deles exclusivos da Nintendo. Apesar da versão original ter chegado com uma bateria com autonomia relativamente baixa e de contar com armazenamento interno de apenas 32 GB, a fonte proprietária do dock serve de carregador para o console no modo portátil e ele é compatível com cartões microSDHC e microSDXC de até 2TB.

- Continua após a publicidade -

Créditos: Satisfye

Isso movimentou também todo um mercado de acessórios, alguns deles licenciados, para melhorar ainda mais a experiência portátil do console que acabou virando um item pessoal, como smartphones. Durante o ano fiscal anterior, a Nintendo registrou mais de 20% de vendas do Nintendo Switch para casas que já possuíam ao menos uma versão do console.

Outro ponto forte da publicidade do Nintendo Switch foi a sua versatilidade para jogos multijogador. Hoje em dia, consoles domésticos focam muito em experiência multijogador online, e isso torna injustificável a venda dos consoles base com mais de um controle, mas com os Joycons destacáveis, o Nintendo Switch já sai direto da caixa com dois controles, tornando o console talvez a melhor plataforma para party games e jogos com multijogador local.

- Continua após a publicidade -

Créditos: Nintendo

O podcast TripleClick dos ex-Kotaku, Maddy Myers, Jason Schreier e Kirk Hamilton, ainda apontou no episódio do dia 08 de abril que o catálogo escasso de lançamento do Switch ainda favoreceu que o console se tornasse o ecossistema perfeito para jogos Indie, cada vez mais populares.

Essa combinação de fatores, associada à demanda por alternativas de entretenimento para adultos e crianças obrigados a ficar em casa com a pandemia de COVID-19 popularizou o Nintendo Switch de tal forma que é praticamente impossível alguém ligado ao mundo dos jogos não conhecer pelo menos uma pessoa que tenha o console da Nintendo.

Bloodstained irá receber novo personagem em colaboração com franquia conhecida

Bloodstained irá receber novo personagem em colaboração com franquia conhecida
Jogo está em promoção com 50% de desconto em todas as plataformas, exceto Nintendo Switch

É importante ressaltar também que pelo hardware bem mais modesto e com foco pesado na portabilidade, o Switch não compete diretamente com Xbox e PlayStation, correndo em paralelo, e isso combinado com o valor bem mais acessível com certeza favoreceu e ainda irá favorecer por um bom tempo o crescimento desses números de vendas. A Nintendo já lançou três novas versões do Nintendo Switch, uma delas que substituiu a versão base por uma com uma bateria de maior autonomia, o Switch Lite, apenas portátil, e o Switch OLED, com tela maior, melhor, maior autonomia de bateria e armazenamento interno de 64GB.

Mesmo com a nova e mais recente versão do console trazendo algumas melhorias de qualidade de vida, ainda circulam rumores do Nintendo Switch Pro, que provavelmente não terá esse nome, já que fontes na indústria afirmaram que pelo menos um jogo da E3 2021 rodou num hardware novo ainda não anunciado oficialmente

O Switch OLED  ajudou a impulsionar um pouco o número de vendas do Nintendo Switch e é bem provável que a Nintendo esteja segurando o anúncio da versão com hardware melhorado para não canibalizar as vendas das versões lançadas, mas mesmo que ele não chegue em 2022, é quase certo que o Nintendo Switch irá se tornar o console doméstico mais vendido da Nintendo antes do relatório do próximo ano fiscal.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Nintendo Life, My Nintendo News
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas.Instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disquetes. Nas horas vagas faço streams na Twitch jogando jogos que ninguém se importa e falando coisas que ninguém pediu pra ouvir twitch.tv/DanielTPC

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.