Créditos: Anandtech

Com DDR5-8300, Intel Core i9-12900K bate 8 GHz em overclock

Feito foi divulgado pela Gigabyte no Twitter

Amanhã é o lançamento oficial dos processadores de 12ª geração Intel Alder Lake. Enquanto não podemos ter resultados oficiais, já mostramos diversos testes e benchmarks não oficiais aqui. Mas ainda não tínhamos relatado um i9-12900k a impressionantes 8 GHz com nitrogênio líquido. Essa é oficial.

A proeza veio do espanhol HiCookie e divulgada no perfil oficial Aorus Espanha no Twitter. O número 8 aparece de novo no resultado geral desse overclock extremo, já que as memórias DDR5 4.800 MHz padrão subiram para incríveis 8.300 MHz. Até o momento, das fabricantes que divulgaram suas memórias DDR5, a G.Skill está com a mais rápida delas, operando a 6.800 MHZ de fábrica.

Comparado com seus antecessores i9, o resultado mostra que os CPUs Alder Lake tem ótimos chips para overclock, pelo menos em nível entusiasta, já que 5.3 GHz a 400W não é nada vantajoso. O topo de linha da geração passada, o i9-11900K, chegou ao máximo de 7.3 GHz, enquanto que o i9-10900K foi um pouco além, batendo 7.7 GHz. O 12900K chegou a 8 GHz com 1.812V.

O overclock extremo usando LN2 foi apoiado pela Gigabyte e uma Z690 Aorus Tachyon foi usada para o feito. A placa-mãe topo de linha é equipada com fases 15+1+2 entregando 105A. A linha Tachyon é oferece dois slots de memória, o que garante maior estabilidade em overclocks desse tipo.

- Continua após a publicidade -

HiCookie usou somente um pente de memória DDR5 de 16 GB da Gigabyte e alcançou 52-52-52-100-127-2 de timings. Nenhum resultado sobre temperatura foi divulgado, mesmo que isso não importe tanto para overclocks extremos, a não ser para o próprio overclocker ter controle da situação.

Os primeiros CPUs 12ª geração de Intel Core a chegarem serão os destravados (i5-12600k, i7-12700k e i9-12900K) junto com as placas-mãe topo de linha Z690. O restante dos processadores Alder Lake ainda não tem data específica para serem lançados. Com o fim do embargo para amanhã (4), talvez veremos mais desse tipo de teste extremo, mas com certeza saberemos do que os CPUs Intel Alder Lake serão capazes.

O que muda com os Intel Alder Lake? Detalhamos as tecnologias!

O que muda com os Intel Alder Lake? Detalhamos as tecnologias!
A empresa fez a maior mudança em seus produtos na última década

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.