Créditos: 2AM gaming

Preços de GPUs chegam a níveis absurdos na Ásia, até mesmo em placas usadas

Revendedores oficiais estão vendendo GPUs antigas e sem garantia com preço de novas

Que o mercado de placas de vídeos e semicondutores está passando por uma crise, não é novidade. A situação no sul da ásia está cada vez mais crítica. O distribuidor principal da ASUS para o mercado paquistanês definiu preços sugeridos (MSRPs em inglês) de GPUs para níveis absurdos, e outros distribuidores oficiais vendem GPUs remanufaturadas de 4 anos a preços de novas.

Não são apenas os varejistas que estão aplicando preços de “scalpers” em seus produtos, mas também os distribuidores oficiais e, até mesmo as “montadoras” (AIBs em inglês) de GPUs que não estão tomando medidas para amenizar este problema. Há casos de distribuidores que quebraram o NDA (acordo de confidencialidade em tradução livre) e estão vendendo GPUs não lançadas semanas antes do lançamento e, as negociando por meio de canais secundários de vendas. Eles primeiro definiram preços absurdos e, em seguida, divulgaram os preços de tabela dessas GPUs para seus clientes de varejo.

Agora, na reta final de 2021, parece que os mesmos distribuidores criaram táticas mais inovadoras para enganar os consumidores. As informações a seguir foram compiladas pelo WCCFTECH e mostram como está a realidade desse mercado.

- Continua após a publicidade -

VGA velha, preço novo

A primeira da lista é a AU Technologies, que é um grande distribuidor e faz a distribuição de placas da Palit e Sapphire. A lista de preço mostra que eles estão vendendo placas de vídeo com mais de 4 anos, sem garantia e pedindo preços baseados no mercado de “scalpers”. As placas vão desde as séries RX400 da Amd até às RX Vega 64. O distribuidor compartilha abertamente o desempenho de mineração dessas placas na lista, o que significa que elas são destinadas a mineradores, informando também a disponibilidade no estoque. O distribuidor está aceitando apenas pagamento em dinheiro, e as placas acompanham embalagens não oficiais. A AU Technologies está oferecendo a RX480, placa lançada em 2016 com arquitetura Polaris, por 100.000 PKR (Rúpias paquistanesa) que equivale a incríveis 585 dólares americanos. Esse valor é de distribuidor para varejista, podendo chegar a bater a casa dos 800 dólares na mão do consumidor final. Segue tabela de preços da AU Technologies:

A próxima é a fornecedora oficial da Asus, a Pacific Computers for Pakistan, a lista mostra seus produtos à disposição, quase todas placas da Nvidia. Dando atenção para a GeForce GTX 1660 Ti que custa 145.000 PKR ou 850 dólares, o menos pior nesse caso, é que a placa é nova e terá garantia oficial. Lembrando que 850 dólares é mais do que o preço oficial da RTX 3080, e que esses valores da lista são do distribuidor para o varejista, o preço ao consumidor final certamente será superior. Lista da Pacific Computers for Pakistan:
Esses valores tendem a não cair, visto que a inflação no Paquistão está em alta, e as rúpias paquistanesas estão em desvalorização frente ao dólar. E os distribuidores podem usar do discurso de que compraram o hardware já com preço alto e precisam recuperar o investimento. Essa situação pode ecoar para os mercados do ocidente, piorando a situação atual.

GPU NVIDIA Ampere para mineração começa a ser vendida por US$ 4,3 mil

GPU NVIDIA Ampere para mineração começa a ser vendida por US$ 4,3 mil
Loja árabe conta com mais de 200 unidades do modelo topo de linha

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Wccftech
Tags
gpu
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.