Créditos: AMD

Quinta geração de CPUs AMD EPYC terão mais de 256 núcleos e TDP extremo [RUMOR]

CPUs devem ser feitos com técnicas mais avançadas de encapsulamento 3D

Os processadores AMD EPYC voltados para servidores está na terceira geração e novos rumores vindos de ExecutableFix e Greymon55, leakers figurinhas carimbadas, trazem informações da quinta geração desses CPUs. Números muito altos de núcleos e TDP que faz o i9-12900k em 5.3 GHz chorar são foco das informações não oficiais da vez.

A quinta geração de processadores de alto desempenho AMD EPYC, chamada de Turin, irá substituir a próxima geração que ainda nem chegou, os CPUs EPYC Genoa. A AMD ainda usará o mesmo socket LGA6096 (SP5) que fará sua estreia na quarta geração AMD EPYC. A principal informação diz respeito ao TDP destes processadores, que devem chegar na casa dos 600W. Essa valor seria mais que o dobro do TDP da atual família EPYC 7003.

O motivo desse altíssimo consumo, provavelmente, será por conta do número de núcleos Zen 5 que os CPUs Turin terão. Greymon55 diz que esses processadores terão duas possíveis configurações. Uma com 192 núcleos e 384 threads e outra com 256 núcleos e 512 threads. Tudo isso em uma versão evoluída do encapsulamento único com design de chiplets 3D que chegará com os CPUs EPYC Milan-X.

- Continua após a publicidade -

De acordo com um vazamento da Gigabyte sobre a próxima plataforma SP5, o socket LGA6096 conseguirá fornecer até 700W de energia, o que tornaria esse possível TDP de 600W dos CPUs EPYC Turin possível. A próxima geração de processadores AMD EPYC com 96 núcleos devem consumir até 400W, usando o socket mencionado.

Os super processadores da AMD baseado em Zen 5 ainda vão demorar para chegar, provavelmente depois de 2024. A empresa tem um evento marcado para o dia 8 de novembro para apresentar novidades sobre os processadores EPYC e as placas aceleradoras Intinct.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.