Créditos: Intel

Intel quer superar a Lei de Moore para bater processadores da Apple

CEO da Intel está otimista, alegando que irá ultrapassar a Apple em design de chips

Pat Gelsinger, CEO da Intel, está um tanto otimista quanto às chances da Intel ultrapassar a Apple em design de chips, e agora afirma que a empresa vai conseguir isso “vencendo” a Lei de Moore. Essa lei foi formulada em 1965 pelo co-fundador da Intel, Gordon Moore, e diz que:

A quantidade de transistores que poderiam ser colocados em uma mesma área dobraria a cada 18 meses mantendo-se o mesmo custo de fabricação.

Essa previsão mostrou-se extremamente precisa, mesmo que o ritmo tenha diminuído um pouco nos últimos anos. Deve-se notar que Moore não estava sugerindo que a velocidade de desenvolvimento se baseava em algo inerente ao design ou fabricação de chips, mas sim no que seria econômico de se fabricar em um determinado ponto.

A CNET relata, no entanto, que Gelsinger acredita que a Intel pode superar a Lei de Moore, e é assim que ela ultrapassará a Apple em design de chips. Em um evento online Gelsinger disse:

- Continua após a publicidade -

A lei de Moore está bem viva. Hoje estamos prevendo que vamos manter ou mesmo ir mais rápido do que a lei de Moore na próxima década. Nós, como administradores da Lei de Moore, seremos implacáveis ??em nosso caminho para inovar.

Essa é uma declaração ousada de uma empresa que tem lutado para avançar na fabricação de chips na última meia década e que perdeu sua liderança para os dois outros fabricantes de chips importantes, a TSMC e a Samsung.

Não apenas uma afirmação ousada, mas também um tanto bizarra, visto que o próprio Moore disse que a lei cairá nos próximos anos, conforme nos aproximamos do tamanho dos componentes do chips ao tamanho de um átomo.

No entanto, a fala de Gelsinger é bem vaga, a respeito de "vencer" a Lei de Moore, referindo-se a “um processador que poderia consistir de várias fatias de silício construídas em um único pacote”. Sugerindo empilhar chips em vez de dobrar o número de transistores neles.

- Continua após a publicidade -

Na semana passada noticiamos que o próprio Pat Gelsinger espera que novos chips sejam "bons o suficiente" para trazer a Apple de volta.

ALDER LAKE CHEGOU! Unboxing do kit ASUS ROG com Z690 e memórias DDR5!

ALDER LAKE CHEGOU! Unboxing do kit ASUS ROG com Z690 e memórias DDR5!
Tiramos da caixa e explicamos as novas tecnologias dessa geração de produtos

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: 9to5 Mac
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.