Créditos: VESA

Veja quais serão as melhorias do DisplayPort 1.5

Suporte a Adaptive Sync para reprodução de streamings e vídeos evita frames pulados ou duplicados

VESA anunciou hoje nova versão 1.5 do padrão DisplayPort Embarcado (Embedded Display Port/ eDP), com novas funções de economia de energia, funcionalidades expandidas do Adaptive Sync também para reprodução de vídeos ou streamings, além novos mecanismos para evitar imagem tremida em painéis com taxas de atualização mais atlas.

O sistema eDP é amplamente utilizado em laptops, tablets, e outros aparelhos com telas embutidas como padrão de interface elétrica entre o chip gráfico e os painéis integrados. O padrão consegue entregar resoluções altíssimas, mesmo em telas maiores, conta com diversas tecnologias que melhoram a amplitude de cores e contrastes, mas principalmente, oferecem soluções de economia de energia bem eficientes, ponto essencial para aumentar a autonomia das baterias.

Créditos: VESA

O novo padrão DisplayPort 1.5 Embarcado que irá substituir o eDP 1.4b, publicado originalmente há 10 anos, mantem todas as funções originais mas traz melhorias principalmente em mecanismos de economia de energia, como protocolo melhorado de auto-atualização de telas trabalhando em combinação com o VESA Adaptive Sync. Isso resulta em mecanismos ainda mais eficientes de economia de energia.

- Continua após a publicidade -

Assim como o eDP 1.4b, o eDP 1.5 suporta o sistema de painéis com auto-atualização, em que imagens estáticas são armazenadas na memória do painel, permitindo que outros componentes do sistema entrem em modo de operação de baixo consumo energético. Além disso, o novo padrão introduz um protocolo melhorado de Replay de Tela que trabalha em conjunto com função Adaptive-Sync, oferecendo ainda mais economia de energia. Outros protocolos do novo padrão, também visando economia de energia, possibilitam desativar a interface da tela em momentos de operação normal durante os intervalos verticais, e ampliam suporte a outros padrões de tela sem a necessidade de buffer de frames, como alguns painéis OLED específicos com baixas taxas de atualização.

Em termos de desempenho, as melhorias do eDP 1.5 incluem suporte a Adaptive-Sync durante reprodução de vídeos e streamings. Isso permite leves ajustes de frame rate para evitar quadros pulados ou repetidos durante a reprodução. O padrão também inclui mecanismos para reduzir ainda mais imagens tremidas em sistemas voltados para jogos, geralmente com telas com taxas de atualização mais altas. Todas as funções do eDP 1.4b estão mantidas, como VESA DisplayHDR, DisplayHDR True Black, preservando os altos contrastes e amplitude de cores.

- Continua após a publicidade -

Até o momento nenhuma fabricante de laptops ou outros dispositivos com telas embutidas anunciou produtos que irão utilizar o novo padrão.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Guru3D Fonte: VESA
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas.Instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disquetes. Nas horas vagas faço streams na Twitch jogando jogos que ninguém se importa e falando coisas que ninguém pediu pra ouvir twitch.tv/DanielTPC

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.