Créditos: Divulgação/Intel

Overclocker leva Intel Core i9-12900K a 6.8 GHz e bate múltiplos recordes

Utilizando memórias DDR5 com overclock para 6200 C34, Splave aniquilou resultados anteriores no Geekbench 4 e 5

Depois de muita expectativa, a Intel finalmente está lançando a sua 12ª geração de processadores. Conhecida pelo codinome Alder Lake, a nova série de chips traz uma extensa lista de novidades para o mercado, incluindo o suporte à memórias do tipo DDR5 e LPDDR5, além das conexões PCI Express 5.0.

Assim como a equipe do Adrenaline, diversos veículos têm recebido os componentes para os primeiros testes (você pode conferir o nosso unboxing abaixo ou acessando este link).

Naturalmente, os overclockers de plantão também iniciaram seus testes e, sem perder tempo, inclusive quebraram alguns recordes. Um exemplo foi Allen “Splave” Golibersuch, especialista em overclock do site Tom’s Hardware. 

Com o auxílio de alguns tanques de nitrogênio líquido (para resfriamento extremo, abaixo de zero graus), Splave testou os limites de um Intel Core i9-12900K, o mais poderoso da linha Alder Lake, até o momento. 

- Continua após a publicidade -

Bancada de testes do Alder Lake Tom

Acelerando o monstro

O overclock de Splave atingiu velocidades de até 6,8 GHz nos oito núcleos de performance do Intel Core i9-12900K (chamados de Golden Cove Performance Cores, ou P-Cores). Isso representa um aumento de impressionantes 31% em relação à frequência de operação máxima de fábrica, que é de 5,20 GHz.

Os núcleos de eficiência (E-cores, ou Gracemont) também foram acelerados a até 5,3 GHz, um aumento de 36% sobre o clock padrão dessas unidades. Splave também conseguiu ajustar a frequência de ring/cache para 5,5 GHz. 

Os overclocks foram realizados em uma placa-mãe ASRock Z690 Aqua OC Edition, que vem com apenas dois slots de memória para tentar aprimorar o desempenho dos módulos sob altas velocidades de operação. 

Outros componentes do experimento incluíram um kit de memórias DDR5-4800 (com overclock para o padrão DDR5-6200 C34), tanques de nitrogênio der8auer's Reaktor 2.0 LN2 e uma fonte SuperNOVA de 1.600W da EVGA. 

- Continua após a publicidade -

Novos recordes no Geekbench

Quebrando recordes sem esforço

Com um overclock tão expressivo, Splave foi capaz de quebrar os recordes Single-core e Multi-core dos aplicativos de Benchmark Geekbench 4 e Geekbench 5. Contudo, ao realizar o XTU 2.0, a máquina se mostrou instável, forçando o overclocker a reduzir a frequência dos P-cores para 6,7 GHz, a fim de completar o teste. 

No Geekbench 4, as pontuações foram de 11,669 e de 93,232 para os testes single e multi-core, respectivamente. No Geekbench 5 os scores foram 2,740 e 26,649, na mesma ordem. Já no XTU 2.0, o resultado final foi de 12,765 pontos, ao todo. 

A título de comparação, o Tom’s Hardware destaca que os detentores dos recordes anteriores eram os processadores Intel Core i9-11900K (Rocket Lake) e o AMD Ryzen 9 5950X (com arquitetura Zen 3). Eles tinham pontuações de 2.309 e 20.929, respectivamente, no Geekbench 5 (Intel no single e AMD no multi-core). 

Intel 12a geração

Com isso, o novo Intel Core i9 12900K com overclock bateu o próprio recorde single-core Intel por 19%, além de deixar o desempenho AMD para trás por uma margem de 27% no total. 

Vale lembrar que essa é apenas a primeira versão do processador e principalmente das memórias RAM do tipo DDR5, que, com o passar dos meses, deve sofrer um amadurecimento nos processos de fabricação, consequentemente atingindo velocidades ainda mais altas, com timings justos e menos latência. 

A 12ª geração Intel Core, com os novos processadores e o chipset Z690 para desktops, será lançada oficialmente no dia 4 de novembro, utilizando o novo soquete LGA 1700. Confira mais detalhes sobre a nova linha na matéria abaixo:

ALDER LAKE CHEGOU! Unboxing do kit ASUS ROG com Z690 e memórias DDR5!

ALDER LAKE CHEGOU! Unboxing do kit ASUS ROG com Z690 e memórias DDR5!
Tiramos da caixa e explicamos as novas tecnologias dessa geração de produtos

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.