Créditos: Reprodução/GE

Mais streamers são vítimas de invasões em contas na Twitch

Os hackers modificaram as contas de pagamento e roubaram o dinheiro dos criadores de conteúdo

Algumas contas da Twitch de streamers famosos foram invadidas e seus pagamentos foram roubados. Entre os produtores de conteúdo lesados estão: Killadelphia, xSophieSophie, Dakillzor e EliteJonas1. Os hackers driblaram as medidas de segurança e alteraram a conta que deveria receber o pagamento. A Amazon respondeu que não se responsabilizará pelo estorno do valor resgatado pelos cibercriminosos.

A primeira grande conta a relatar o ocorrido foi a do streamer Killadelphia. Ele foi ao Twitter e mostrou o que havia ocorrido, mencionando as contas oficiais do Twitch. “Trabalhei muito para que vocês permitissem que alguém roubasse todo o meu pagamento. Alguém conseguiu passar pela minha verificação de duas etapas e trocar minhas informações do PayPal”, escreveu. 

Além dele, outros grandes streamers também relataram que o mesmo havia ocorrido. Entre os que vieram a público, cobrando uma atitude da Twitch, foram xSophieSophie, Dakillzor e EliteJonas1. Todos receberam respostas semelhantes do suporte, lamentando o ocorrido, mas que não há como recuperar o valor perdido. 

“Após a investigação, parece que o pagamento foi enviado para o meio de pagamento escolhido. O suporte não consegue recuperar ou remeter pagamentos que tenham sido corretamente liquidados”
- resposta da Twitch para o streamer Killadelphia.

“Após a investigação, parece que o pagamento foi enviado para o meio de pagamento escolhido. O suporte não consegue recuperar ou remeter pagamentos que tenham sido corretamente liquidados”
- resposta da Twitch para o streamer Killadelphia.

- Continua após a publicidade -

Para a xSophieSophie a resposta foi semelhante, lamentando o ocorrido, mas informando que "não há como reverter esta transação” ou “recuperar os fundos e reemitir o pagamento”. A orientação é de que os streamers reforcem seu sistema de segurança, alterando senhas, por exemplo.

As contas invadidas ocorre logo após a confirmação do vazamento de 125 GB de dados da Twitch, há menos de um mês. No início de outubro a plataforma confirmou que houve a exposição de dados de diversas contas, por um "erro em uma configuração modificada do servidor", o que permitiu que os dados fossem acessados "por um terceiro malicioso".

Isso fez com que o hacker - que não teve a sua identidade divulgada, ou não se responsabilizou pelo ataque -, publicasse informações como: código fonte, relatórios de pagamentos de streamers, SDKs proprietários, além de várias outras informações. Tudo foi enviado via link de Torrent, no fórum 4chan. É esperado que mais informações sejam reveladas em breve.

- Continua após a publicidade -

Apesar de não ter um pronunciamento oficial da Twitch, é possível que o vazamento de dados tenha permitido o ataque. Não há como confirmar a informação, mas investigações podem comprovar a relação entre os crimes cometidos em outubro. Para segurança, é recomendado que as senhas na plataforma sejam alteradas e todas as medidas de segurança extra, como verificação em duas etapas, seja ativada. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TecMasters
Assuntos
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.