Créditos: Steam

Primeiro game de Tomb Raider completa 25 anos

A franquia conta com mais de 80 milhões de cópias vendidas

Se você foi uma criança ou adolescente nos anos 1990, muito provavelmente jogou algum Tomb Raider. Lara Croft completa 25 anos hoje com o primeiro jogo lançado no dia 25 de outubro de 1996 para PC, PlayStation e Saturn. Desde então, Tomb Raider se tornou uma das franquias mais importantes da indústria.

O primeiro título nos apresentou uma exploradora de tumbas e arqueóloga britânica em uma aventura para achar pedaços de um artefato. Essa premissa quase resume todos os jogos da franquia, mas cada um com seus pontos específicos. O jogo trazia grandes cenários, momentos em que muitas acrobacias eram necessárias, exploração e tiroteio contra os mais diversos inimigos usando suas duas pistolas com munição infinita, entre outras armas.

A exploração de Croft acontecia em cavernas, florestas, cidades antigas e, claro, muitas tumbas. Lara enfrentava diversos animais da região que explorava, pessoas que estavam atrás do mesmo que ela e dinossauros. Enquanto que na América do Sul ela enfrenta dinossauros, em outras regiões em que o jogo se passa como Grécia e Egito, Croft enfrenta lobos, jacarés e gorilas, por exemplo.

A maior dificuldade do primeiro título, e se arrasta pelos seguintes, eram os momentos de plataformas. Lara precisa executar saltos muito precisos, no estilo Prince of Persia de DOS lançado em 1989. Não era como hoje, que praticamente existe um imã que puxa Lara no salto, mas não tão exagerado como um outro aspirante a Indiana Jones que tem por aí. O jogo também contava com inúmeros puzzles obrigatórios para progredir.

- Continua após a publicidade -

Isso tudo impactou a indústria naquela época, que tinha acabado de migrar dos jogos 2D da geração 16 bits. Por exemplo, só nesse ano, a Nintendo oferecia Donkey Kong Country 3 e Super Mario RPG para SNES, enquanto o Nintendo 64 tinha acabado de ser lançado junto de Super Mario 64, considerado o pai dos jogos de plataforma 3D. Já o PlayStation recebia duas franquias tão importantes quanto Tomb Raider: Resident Evil e Crash Bandicoot.

Nos quatro anos seguintes, Lara voltava em Tomb Raider 2, Tomb Raider 3, Tomb Raider The Last Revelation e Tomb Raider Chronicles. Todos para PlayStation e PC, com os dois últimos também chegando para Dreamcast. Depois de uma pausa de alguns anos, a franquia volta repaginada em jogos bem medianos para a sexta geração de consoles, com maior destaque para Tomb Raider Legends.

De lá para cá, a franquia teve diversos jogos chegando até o recomeço de tudo em 2013 com o reboot de Tomb Raider. A atual trilogia é um sucesso e os dois primeiros jogos, Tomb Raider e Rise of the Tomb Raider, estão entre os melhores de toda a franquia. No Metacritic, site agregador de notas da impresa e jogadores de todo o mundo, o primeiro Tomb Raider é o jogo mais bem avaliado com 91 pontos, seguido de Rise of the Tomb Raider (88) e o reboot de Tomb Raider (87/86).

- Continua após a publicidade -

A franquia já vendeu mais 80 milhões de títulos, segundo a Square Enix, em diversos jogos diferentes nas mais variadas plataformas. Você teria alguma lembrança de 25 anos atrás jogando Tomb Raider? Qual seu título favorito? Compartilha com a gente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.