Créditos: Extremetech

Seagate prepara lançamento de HDDs de 20 TB

Produção está aumentando para suprimento das demandas de mercado.

A Seagate ainda nem anunciou oficialmente os seus novos HD’s de 20TB e já começou a produzi-los em massa. Os modelos de 20TB utilizam um sistema de gravação magnética perpendicular (PMR em inglês), combinada com tecnologia de gravação magnética em duas dimensões (TDMR), espera-se que esses novos modelos sejam disponibilizados, para aquisição, abertamente ao público, visto que os atuais modelos de 20TB da empresa que utilizam gravação magnética assistida por calor (HAMR) foram disponibilizados apenas para clientes selecionados. O executivo-chefe da Seagate, Davis Mosley, disse em nota:

Começamos a aumentar os produtos de 20TB no trimestre de setembro e estou entusiasmado com o forte interesse do cliente

Com HDDs de 20 TB, os entusiastas (e/ou acumuladores digitais) terão muito espaço de armazenamento em seus computadores e sistemas NAS casuais. Por exemplo, um NAS com drive quádruplo pode armazenar cerca de 60 TB de dados no modo RAID5, oferecendo ampla capacidade e alto desempenho (em termos de HDD, visto que adicionando um SSD como cache, ofereceria um desempenho superior).

Utilização de TDMR tende a crescer no mercado

A tecnologia de gravação magnética em duas dimensões (TDMR), está sendo implementada pela Seagate a lnha de discos Mach.2, inicialmente esses HDDs estavam disponíveis apenas para clientes selecionados e o maior adotante foi a Microsoft, que desenvolveu uma série de maneiras de se beneficiar de dois atuadores. A Seagate  começou a listar  seu HDD Exos 2X14 em maio, o que sinalizou a prontidão da empresa em oferecer esses discos a uma seleção mais ampla de clientes.

- Continua após a publicidade -

O HDD Exos 2X14 de 14 TB da Seagate consiste basicamente de duas unidades de 7 TB montadas em um chassi selado hermeticamente com hélio. O dispositivo possui uma velocidade de rotação de 7200 RPM, está equipado com um cache multissegmentado de 256 MB e usa uma interface SAS de 12 Gb/s de porta única. Com uma taxa de transferência sustentada de 524 MB/s, cerca de 384 IOPS de leitura/gravação aleatória e uma latência média de 4,16 ms, o Exos 2X14 é o HDD mais rápido do mundo que pode desafiar alguns SSDs SATA em desempenho de leitura e escrita linear. O sistema operacional considera um Exos 2X14 como duas unidades lógicas que podem ser endereçadas de forma independente.

HD’s mecânicos cada vez mais densos

Com o avanço da densidade de SSD’s e tecnologias de 3D NAND estejam se desenvolvendo rapidamente, os HD’s ainda são imbatíveis no quesito custo por GB, confiabilidade e longevidade. Para continuar ganhando capacidade, os fabricantes de HDD devem adotar novas tecnologias de gravação magnética assistida por energia (EAMR), como HAMR ou MAMR (gravação magnética assistida por micro-ondas). A Seagate aposta no HAMR, enquanto seus rivais Toshiba e Western Digital usam FC-MAMR (MAMR controlado por fluxo) e PMR assistido por energia (ePMR) por enquanto. O HAMR requer uma nova mídia de vidro e novos cabeçotes de gravação, enquanto as tecnologias concorrentes usam discos com alterações mínimas (se houver) da mídia PMR. 

A Seagate está ultrapassando seus rivais com o uso de novos discos e acredita que o HAMR é a melhor tecnologia agora e em um futuro distante, uma vez que a mídia usada hoje deve ser usada no longo prazo. Mosley afirma:

- Continua após a publicidade -

Só para ficar bem claro, o HAMR é realmente o caminho para chegar a 30 TB e além. Estamos muito confiantes sobre isso agora.

No início deste ano, a Seagate disse que suas tecnologias permitirão HD’s de até 120 TB em 2030.

Seagate afirma que já começou as vendas de seus HDDs HAMR de 20TB

Seagate afirma que já começou as vendas de seus HDDs HAMR de 20TB
Além disso, eles também afirmaram que aumentaram a produção dos HDDs MACH.2

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.