Créditos: Square Enix

Square Enix está removendo o Denuvo de alguns de seus jogos

Jogos da franquia Tomb Raider e NieR estão livres do software de segurança

A Square Enix decidiu retirar o Denuvo, solução anti-pirataria, de seus jogos no PC. Segundo atualizações no Steam Data Base, jogos da franquia Tomb Raider e NieR, entre outros, receberam patches removendo a segurança. Atitudes como essa acontecem quando a desenvolvedora está tendo dor de cabeça com seus jogos tendo o desempenho afetado pelo software, além de outros motivos.

O Denuvo é conhecido por mais atrapalhar, do que ajudar. Alguns jogos já se mostraram melhores em termos de desempenho em versões crackeadas, comparadas com versões encontradas na Steam ou qualquer outra plataforma de PC. Um dos casos recentes e conhecidos aconteceu com Resident Evil Village como mostra uma análise técnica do Digital Foundry.

Já em relação a Square Enix, Rise of the Tomb Raider (2015) e Shadow of the Tomb Raider (2018) estão livres do Denuvo, além de NieR Replicant. Em setembro, Life is Strange: True Colors também recebeu atualização retirando o Denuvo, apenas quatro dias depois de ser lançado. 

O mais comum quando se trata de retirar o software anti-pirataria dos jogos, são seus anos vida. Após vender uma quantidade que atinge a meta do estúdio, é aí que o responsável pelo jogo toma uma decisão como essa. Incomum, no entanto, é remover o lacre de segurança quando nem mesmo os crackers conseguiram, garantindo caminho livre para eles. 

- Continua após a publicidade -

Um exemplo é o próprio NieR Replicant, que nem ao menos havia sido disponibilizado de maneira ilegal internet afora. Agora é possível encontrá-lo por todo lugar, já que os crackers não precisaram ter nenhum trabalho. Além disso, o Denuvo não garante segurança vitalícia, alguns jogos são crackeados mais rápidos que outros.

Um dos motivos que podem ter levado a Square Enix a tomar essa decisão pode ser os problemas de compatibilidade que o software de segurança poderá ter com os próximos CPUs Intel Alder Lake, 12ª geração Intel Core, por conta de sua arquitetura com núcleos híbridos, mesmo que uma atualização possa resolver a situação.

Essa relação de jogos para PC e Denuvo ainda deve ir longe. Se você nunca teve um problema simples que seja por conta do software, como stuttering, pode se considerar sortudo. Minha experiência e a de muitos outros PC gamers com Resident Evil Village, por exemplo, foi muito ruim por conta disso.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Kotaku
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.