Índice do Artigo

PC Games

Square Enix está removendo o Denuvo de alguns de seus jogos

Square Enix está removendo o Denuvo de alguns de seus jogos
Créditos: Square Enix

A Square Enix decidiu retirar o Denuvo, solução anti-pirataria, de seus jogos no PC. Segundo atualizações no Steam Data Base, jogos da franquia Tomb Raider e NieR, entre outros, receberam patches removendo a segurança. Atitudes como essa acontecem quando a desenvolvedora está tendo dor de cabeça com seus jogos tendo o desempenho afetado pelo software, além de outros motivos.

O Denuvo é conhecido por mais atrapalhar, do que ajudar. Alguns jogos já se mostraram melhores em termos de desempenho em versões crackeadas, comparadas com versões encontradas na Steam ou qualquer outra plataforma de PC. Um dos casos recentes e conhecidos aconteceu com Resident Evil Village como mostra uma análise técnica do Digital Foundry.

Já em relação a Square Enix, Rise of the Tomb Raider (2015) e Shadow of the Tomb Raider (2018) estão livres do Denuvo, além de NieR Replicant. Em setembro, Life is Strange: True Colors também recebeu atualização retirando o Denuvo, apenas quatro dias depois de ser lançado. 

O mais comum quando se trata de retirar o software anti-pirataria dos jogos, são seus anos vida. Após vender uma quantidade que atinge a meta do estúdio, é aí que o responsável pelo jogo toma uma decisão como essa. Incomum, no entanto, é remover o lacre de segurança quando nem mesmo os crackers conseguiram, garantindo caminho livre para eles. 

Um exemplo é o próprio NieR Replicant, que nem ao menos havia sido disponibilizado de maneira ilegal internet afora. Agora é possível encontrá-lo por todo lugar, já que os crackers não precisaram ter nenhum trabalho. Além disso, o Denuvo não garante segurança vitalícia, alguns jogos são crackeados mais rápidos que outros.

Um dos motivos que podem ter levado a Square Enix a tomar essa decisão pode ser os problemas de compatibilidade que o software de segurança poderá ter com os próximos CPUs Intel Alder Lake, 12ª geração Intel Core, por conta de sua arquitetura com núcleos híbridos, mesmo que uma atualização possa resolver a situação.

Essa relação de jogos para PC e Denuvo ainda deve ir longe. Se você nunca teve um problema simples que seja por conta do software, como stuttering, pode se considerar sortudo. Minha experiência e a de muitos outros PC gamers com Resident Evil Village, por exemplo, foi muito ruim por conta disso.

Via: Kotaku

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções