Nvidia mostra Kal-El, primeiro chip quad-core para dispositivos móveis

A Nvidia revelou ontem, no Mobile World Congress, o Kal-El, novo chip da linha Tegra que a empresa diz ser o primeiro processador móvel quad-core do mundo. O processador, que provavelmente serÁ chamado Tegra 3 na ocasião de seu lançamento, tem 4 núcleos de processamento e um motor grÁfico de 12 núcleos que o permite levar resoluções maiores que FullHD para dispositivos móveis.

A APU, cujo codinome é inspirado no Superman, pode rodar vídeos em 1440p (2560x1440). A performance, em relação ao Tegra 2, deve ser dobrada em termos de processamento puro, e triplicada em grÁficos. A Nvidia ainda anunciou que o processador poderia ser usado até mesmo em notebooks, jÁ que supera a capacidade de processadores como o Intel Core 2 Duo T7200, de 2GHz - que, apesar de relativamente antigo, ainda dÁ conta de muitas das tarefas diÁrias de um usuÁrio comum - com um consumo de energia muito menor.


Vídeo mostra o uso do Kal-El para navegar na web

- Continua após a publicidade -

Apesar da capacidade maior, a Nvidia disse que o Kal-El serÁ mais eficiente e usarÁ menos energia quando otimizado. De acordo com a empresa, um tablet poderÁ ter autonomia de 12 horas ininterruptas de vídeo HD com o processador.

A produção dos novos chips deve começar em agosto, mas a Nvidia ainda não anunciou para quem irÁ fornecê-los. 


Coremark do novo chip da Nvidia

Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

Últimas

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.