Créditos: WCCFtech

Quer mais? Intel Core i9-12900K chega a 400W com overclock em 5.3 GHz em teste de estresse

Um pouco mais que o teste anterior e tudo isso a mais em consumo
Por Raphael Giannotti 22/10/2021 14:45 | atualizado 22/10/2021 15:09 Comentários Reportar erro

Se você ficou surpreso com os 330W que o Intel Core i9-12900K consegue atingir operando a 5.2 GHz, saiba que dá para ir mais além. Dessa vez, todos os 8 núcleos de performance atingiriam 5.3 GHz e chegaram a incríveis 400W. Claro, mais frequência, mais consumo.

O resultado foi alcançado pelo mesmo responsável em extrair os 330w que já mostramos aqui. Enthusiast Citizen configurou todos os núcleos grandes, Golden Cove, para 5.3 GHz e fez o benchmark no CPU-Z. Comparando com a pontuação alcançada anteriormente com o i9-12900k a 5.2 GHz, a diferença não vale a pena.

Segundo o overclocker, foi possível chegar em 5.3 GHz com 1.49v de tensão. Ele conta que o teste feito no AIDA64 durou pouco mais de um minuto antes que o PC desligasse com as temperaturas saindo do controle. Enthusiast Citizen usou um radiador de seu liquid cooler submergido em gelo para ajudar na refrigeração, e mesmo assim não foi suficiente.

Enquanto que no teste single-core houve um aumento de cerca de 2%, no multi-core a diferença foi de um pouco mais de 1%. No mundo real, essa diferença seria totalmente inviável. A insignificante diferença de desempenho para 70W a mais no consumo é algo para testes e para termos uma ideia de até onde isso vai.

- Continua após a publicidade -

Até mesmo comparando com a configuração de fábrica do i9-12900K, de acordo com as informações não oficiais até agora, não vale a pena, já que o aumento é de 5% em single-core e 6% em multi-core. Só que nessa comparação, o aumento no consumo seria muito maior, saindo da casa dos 220w conforme um outro teste, para os 400w alcançados agora.

Se colocarmos um CPU da AMD equivalente na balança, como o Ryzen 9 5950X, o i9-12900K operando a 5.3 GHz tem uma vantagem de 34% em single-core, já em multi-core não muda muito comparado com o CPU topo de linha Alder Lake em stock (4%). 

Um teste do responsável por esse overclock colocando o i9-12900K em 4.9 GHz em todos os núcleos estabilizou o consumo em 220W, o que mostra que esse CPU não deve conseguir ir mais longe do que isso. O mais impressionante é que nenhum dos núcleos pequenos tiveram qualquer alteração. Imagina então o consumo total se o núcleos Gracemont fossem overclockados.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.