Índice do Artigo

AMD

Tecnologia de encriptar memória da AMD está causando tela preta em sistemas Linux

Tecnologia de encriptar memória da AMD está causando tela preta em sistemas Linux
Créditos: Delkin

Foi descoberto que o recurso de encriptação de memória (SME na sigla em inglês), que estava habilitado por padrão no Linux, está causando problemas e, como tal, o recurso será desabilitado por padrão a partir de agora. O problema foi descoberto em 5 de outubro pelo engenheiro Paul Menzel, da comunidade de desenvolvedores do sistema.

O recurso SME está aparentemente causando falhas de inicialização em alguns sistemas com processadores da família AMD Raven Ridge. O problema foi detectado em um sistema Ryzen 3 2200G que foi instalado com uma placa-mãe MSI B350M MORTAR. Em outros computadores com processadores AMD Ryzen, com SME habilitado, apresentaram problemas de tela preta. Portanto, o problema pode estar presente em outras famílias de processadores baseados na arquitetura Zen também.

Desde a introdução do suporte AMD SME ao kernel Linux foi feita, a tecnologia foi ativada por padrão. Esse padrão permitiu que a criptografia de memória segura fosse usada de forma simples e transparente, sem a necessidade de especificar parâmetros de kernel extras ou outra configuração adicional. Infelizmente, isso levou a falhas de inicialização em algumas plataformas, especialmente em torno do IOMMU, sigla em inglês para sistema de gerenciamento de memória para entrada e saída, muito utilizados em sistemas de máquinas virtuais para acesso e endereçamento de dados diretamente na memória física, juntamente com outras dores de cabeça para os usuários, como alguns problemas de driver de placas de vídeo, por não esperar que a memória seja criptografada, gerando uma incompatibilidade.

Secure Memory Encryption

Para quem não está familiarizado, a tecnologia de encriptação de memória é um recurso que criptografa a memória RAM do sistema usando uma chave, que em processadores AMD é gerada pelo Secure Processor no momento do boot, e quando habilitada na BIOS faz com que a memória seja encriptada, independente do sistema operacional utilizado. E funciona de forma bastante similar em processadores Intel.

Conteúdo Relacionado
notebook-chamada.jpg" class="attachment-912x569 size-912x569" alt="Windows 11 deixou CPUs AMD até 15% mais lentas; patch de correção chega esse mês" srcset="https://www.adrenaline.com.br/wp-content/uploads/2021/10/windows-11-notebook-chamada.jpg 992w, https://www.adrenaline.com.br/wp-content/uploads/2021/10/windows-11-notebook-chamada.jpg 1200w" sizes="100vw" />

Windows

Windows 11 deixou CPUs AMD até 15% mais lentas; patch de correção chega esse mês

Via: Neowin, AMD

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções