Créditos: WCCFTech

Intel Core i9-12900K consome 330 Watts em overclock a 5.2 GHz

Novos Alder Lake-S chegam dia 04 de novembro para competir com o Ryzen 9 5950X
Por Daniel Trefilio 20/10/2021 12:20 | atualizado 20/10/2021 13:57 Comentários Reportar erro

Criador de conteúdo Enthusiast Citizen do fórum Bilibili divulgou os primeiros resultados de overclock dos processadores Core i9-12900k Alder Lake-S que serão anunciados oficialmente dia 27 e lançados dia 04 de novembro. Os novos processadores da Intel que irão chegar para competir no mesmo segmento dos AMD Ryzen 9 5950X apresentaram impressionante  consumo de até 330W em overclocks estáveis de 5,2 GHz.

O Alder Lake-S é o primeiro processador para desktop da Intel a utilizar sistema de núcleos híbridos, com os núcleos P Golden Cove, com clocks base de 3,2 GHz, projetados para maior desempenho, e os núcleos E Gracemont, com clocks base de 3GHz, projetados para maior eficiência computacional

 

Créditos: Wccftech

 Os dados de benchmark mostraram os núcleos P (Golden Cove) entregando frequências impressionantes de até 5,3GHz enquanto os núcleos E (Gracemont) chegaram a clocks de até 3,9 GHz Os núcleos P também entregaram clocks estáveis de 5GHz em todos os núcleos e os núcleos E apresentaram clocks estáveis de 3,7 GHz em todos os núcleos.

- Continua após a publicidade -

Créditos: Bilibli via Wccftech

Créditos: Bilibli via Wccftech

- Continua após a publicidade -

Créditos: Bilibli via Wccftech

Os resultados de benchmark do CPU-z entregam um incremento de apenas 3% single-core e 5% multi-core em relação às configurações de operação padrão, mas o que impressiona é que os Core i9-12900K estão classificados com TDP de 125W e, mesmo com ganho muito baixo de desempenho, em overclock o consumo do processador chegou a 330W, quase o triplo do dimensionamento do projeto de dissipação. Além disso, as únicas voltagens de operação alteradas foram as dos  8 núcleos P, então o consumo poderia ser ainda maior caso houvesse aumento na voltagem dos núcleos de eficiência.

Créditos: Bilibili @YuuKi_AnS via Wccftech

Dessa forma, talvez não seja tão simples atingir overclocks que realmente valham a pena nos novos Alder Lake-S dependendo de seus resultados de operação em uso real. O Intel Core i9-12900K é apenas um dos três modelos de CPU para desktop que serão apresentados durante o evento Intel InovatiON com lançamento previsto para 04 de novembro.

Com o novo lineup trazendo suporte a memórias DDR4 e DDR5 as fabricantes de placas-mãe devem trazer modelos mainstream com ambas as opções, mas as placas topo de linha irão chegar apenas com opções DDR5, encarecendo bastante os kits de quem tiver intenção de trabalhar com overclocks extremos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Wccftech, VideoCardz
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas.Instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disquetes. Nas horas vagas faço streams na Twitch jogando jogos que ninguém se importa e falando coisas que ninguém pediu pra ouvir twitch.tv/DanielTPC

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.