Créditos: Microsoft/Reprodução

Fizeram o Windows 11 rodar em um Pentium 4 de 15 anos com apenas um núcleo

Curiosamente, o processador é listado como compatível no PC Health Check

Na última sexta-feira (15) um cara conhecido por Carlos S.M. compartilhou um vídeo em seu canal do Youtube mostrando a versão final do Windows 11 (22000.258) rodando em um computador com Pentium 4 661, um processador de apenas um núcleo e duas threads lançado no início de 2006, ou seja, há um pouco mais de 15 anos atrás. No entanto, por um erro de listagem da Microsoft, ele aparece como compatível na ferramenta de diagnóstico para o WIndows 11.

AIDA64 v6.50 chega com suporte ao Windows 11 e novos hardwares

Já vimos alguns métodos diferentes aqui no Adrenaline de como instalar o Windows 11 em sistemas que não receberam suporte oficial, mas esse usuário levou isso ao extremo. Não é necessariamente surpreendente que ele tenha conseguido instalar o WIndows 11 no Pentium 4 661, mas é curioso como até um processador de 15 anos atrás consegue rodar o novo sistema operacional. 

Uma das coisas mais curiosas é que o sistema oficial de diagnóstico do seu computador para compatibilidade com WIndows 11 (PC Health Check) lançado pela Microsoft não indica que esse processador é incompatível, apenas alega que a máquina não tem TPM 2.0 ou Boot Seguro. Aparentemente, isso ocorre pois a Microsoft esqueceu de listar a Família 15 da Intel na lista de CPUs incompatíveis para o software (e talvez não se preocuparam tanto com isso por serem modelos muito velhos). 


Imagem: Carlos S.M/Reprodução

- Continua após a publicidade -

Outra coisa interessante é que a Microsoft afirma que os processadores devem ter pelo menos 2 núcleos para rodarem o Windows 11, no entanto, a ferramenta WhyNotWin11 identificou que o Pentium 4 tem apenas 1 núcleo com hyper-thread mas definiu essa configuração como compatível. 


Imagem: Carlos S.M/Reprodução

Carlos também afirmou que o Windows 11 foi instalado em uma partição MBR com Legacy Boot e o Windows Update está funcionando normalmente para o sistema. Em relação ao funcionamento do Windows 11 de fato, o usuário afirma que o sistema está funcionando com alguns travamentos. 

Configurações do sistema usado por Carlos S.M:

  • Intel Pentium 4 661 3.6 GHz 
  • Placa mãe ASUS P5Q 
  • 4 GB DDR2 800 
  • Nvidia GeForce GT 710 2 GB DDR3

Aparentemente o Carlos S.M instalou o Windows 11 nesse sistema através do software de instalação do Windows 10 modificado. No entanto, existem várias formas de burlar a verificação as especificações na instalação do Windows 11 para instalá-lo em praticamente qualquer PC. Se você quiser saber como fazer isso, pode assistir ao nosso vídeo de tutorial abaixo:

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFTech Fonte: Carlos S.M Computers, Carlos S.M.
Tags
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.