Créditos: Divulgação/PlayStation

Organização criminosa PCC usa a PlayStation Network para se comunicar

Aparentemente, a facção está iniciando Parties para definir as próximas ações criminosas
Por Ana Luiza Pedroso 20/10/2021 09:15 | atualizado 20/10/2021 10:43 Comentários Reportar erro

O jornal Estadão divulgou que o Primeiro Comando da Capital (PCC) está usando a PlayStation Network como um de seus principais meios de comunicação. Para isso, os participantes iniciam uma party, chamando amigos do PlayStation, para se comunicar. Esse é um método longe do tradicional, que ajuda a tornar as conversas mais acessíveis e privadas. 

O PCC é uma das maiores organizações criminosas da América Latina. A facção atua principalmente em São Paulo, a estimativa é de que está presente em 90% dos presídios do estado, mas também conta com representantes em outros estados brasileiros, além de países vizinhos, como Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela. O financiamento da organização é feito, principalmente, pelo tráfico de maconha e cocaína, além de roubos em bancos e outros métodos.

 

O que está sendo investigado é que, durante as parties, os integrantes do PCC organizam as suas próximas ações. As autoridades acreditam que o PSN traz a vantagem de permitir conversas em texto e voz. Além disso, é considerada uma maneira mais segura, longe dos métodos tradicionais, em plataformas que são destinadas para reuniões, ou pelas redes sociais. 

Outro método bastante conhecido pela PCC, aparentemente, são os pagamentos por meio de criptomoedas, como Bitcoin. Em entrevista para o Estadão, Rodrigo Costa, delegado da Polícia Federal, afirma “Você ainda tem entrega física, em espécie, mas para que vou me arriscar se posso dar um comando no computador e colocar 2 milhões em uma conta na China, sem controle? O bitcoin não tem controle. Posso pegar uma exchange no Brasil, mas posso abrir uma conta através de uma offshore na França, na Inglaterra, na China.”

- Continua após a publicidade -

As Parties, do PSN, são usadas para driblar a vigilância policial. Os videogames ampliam a comunicação criptografada, que já está presente na massiva maioria das redes sociais, incluindo o WhatsApp, um dos apps de mensagens mais usados no Brasil. Os consoles são usados como uma espécie de telefone, onde há troca de informações via voz, ou mensagens, sem nem precisar jogar. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: MeuPS Fonte: Estadão
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.