
CASIO anuncia relógio que interage com smartphones
Quem nunca enfiou a mão no bolso procurando desesperadamente o celular que insistia em tocar no meio de uma reunião, ou de uma prova? A Casio promete acabar com este problema com um relógio de pulso que pode silenciar um celular com apenas alguns toques.
O relógio, apresentado como protótipo, interage com os smartphones via bluetooth, através de um aplicativo, e deve começar a ser comercializado no final do ano. Ele é projetado para alertar o usuÁrio sobre e-mails e chamadas no celular.
Se o telefone toca e estÁ no bolso, ou em uma bolsa, por exemplo, o relógio permite que o usuÁrio veja de quem é a chamada sem ter de procurar pelo aparelho.
Ao apertar um botão, o relógio sincroniza com o relógio do telefone, funcionalidade especialmente útil em viagens longas, jÁ que os celulares habitualmente atualizam a hora pelas operadoras, e se ajustam automaticamente a novos fuso horÁrios.
O protótipo, demonstrado pela Casio em Tóquio, também pode ajudar a encontrar um celular perdido. Como seu alcance é de vÁrios metros, o relógio pode fazer o telefone soar um alarme, o que facilita sua localização.
O sistema é baseado em Bluetooth Low Power, uma nova versão da tecnologia Bluetooth que usa muito menos energia do que as outras. Os relógios com o sistema podem ficar conectados a um telefone por 12 horas por dia e ainda assim funcionar por 2 anos sem precisar de uma substituição de baterias.
A Casio planeja abrir o padrão de comunicação usado pelo relógio para encorajar sua adoção pelos fabricantes de smartphones. A empresa ainda anunciou outras utilidades potenciais, como usar o relógio para mostrar informações de um GPS ou como um monitor de batimentos cardíacos para esportes.
Os primeiros relógios com a tecnologia devem ser comercializados no final de 2011. O maior desafio da Casio com o produto deve ser convencer as pessoas a colocar um relógio de volta no pulso. Uma recente pesquisa na Inglaterra mostrou que 1 em cada 7 pessoas deixaram de usar relógios de pulso porque podem ver a hora no celular.
Veja abaixo um vídeo do relógio em ação:
Qual os planos para hardware esse ano?