CASIO anuncia relógio que interage com smartphones

Quem nunca enfiou a mão no bolso procurando desesperadamente o celular que insistia em tocar no meio de uma reunião, ou de uma prova? A Casio promete acabar com este problema com um relógio de pulso que pode silenciar um celular com apenas alguns toques.

O relógio, apresentado como protótipo, interage com os smartphones via bluetooth, através de um aplicativo, e deve começar a ser comercializado no final do ano. Ele é projetado para alertar o usuÁrio sobre e-mails e chamadas no celular.

Se o telefone toca e estÁ no bolso, ou em uma bolsa, por exemplo, o relógio permite que o usuÁrio veja de quem é a chamada sem ter de procurar pelo aparelho.

Ao apertar um botão, o relógio sincroniza com o relógio do telefone, funcionalidade especialmente útil em viagens longas, jÁ que os celulares habitualmente atualizam a hora pelas operadoras, e se ajustam automaticamente a novos fuso horÁrios.

O protótipo, demonstrado pela Casio em Tóquio, também pode ajudar a encontrar um celular perdido. Como seu alcance é de vÁrios metros, o relógio pode fazer o telefone soar um alarme, o que facilita sua localização.

O sistema é baseado em Bluetooth Low Power, uma nova versão da tecnologia Bluetooth que usa muito menos energia do que as outras. Os relógios com o sistema podem ficar conectados a um telefone por 12 horas por dia e ainda assim funcionar por 2 anos sem precisar de uma substituição de baterias.

- Continua após a publicidade -

A Casio planeja abrir o padrão de comunicação usado pelo relógio para encorajar sua adoção pelos fabricantes de smartphones. A empresa ainda anunciou outras utilidades potenciais, como usar o relógio para mostrar informações de um GPS ou como um monitor de batimentos cardíacos para esportes.

Os primeiros relógios com a tecnologia devem ser comercializados no final de 2011. O maior desafio da Casio com o produto deve ser convencer as pessoas a colocar um relógio de volta no pulso. Uma recente pesquisa na Inglaterra mostrou que 1 em cada 7 pessoas deixaram de usar relógios de pulso porque podem ver a hora no celular.

Veja abaixo um vídeo do relógio em ação:



Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.